Passeio e confusão

Pais de alunos expulsos prometem processar escola

Autor

24 de dezembro de 2010, 17h00

Três pais de alunos vão processar a Escola Britânica, colégio particular bilíngue no Rio de Janeiro, por ter expulsado seus filhos sob a acusação de fumarem maconha durante viagem organizada pela escola na semana passada. Os adolescentes, de 16 anos, foram obrigados a abandonar o passeio, em Pouso Alto (MG) logo no primeiro dia. As informações são da Agência Estado. Além do processo criminal, os pais vão tentar uma liminar para que os adolescentes possam continuar estudando na escola.

Segundo um dos pais, que não quis se identificar, os professores mandaram que eles voltassem de táxi. "Meu filho foi tratado como um criminoso. Ele não é e não vou admitir que façam isso com ele. O papel de uma escola é educar."

A Britânica é uma das escolas mais caras do Rio. Para entrar, é preciso pagar uma taxa de R$ 20 mil. As mensalidades giram em torno de R$ 3,5 mil. Os pais decidiram processar o estabelecimento, o diretor e os professores envolvidos no episódio tanto na área cível quanto na criminal.

"A escola desrespeitou a dignidade dos alunos. Foi uma afronta aos direitos fundamentais dos menores. Os algozes foram insensíveis, desumanos, arbitrários e vão pagar por isso", afirmou o criminalista Nélio Machado, que representa as famílias.

O passeio da turma foi realizada na última semana. Os estavam juntos, no mesmo quarto. Segundo o pai de um deles, os professores sentiram cheiro de maconha. "Eles foram interrogados e sofreram terror psicológico para confessar que tinham fumado. Logo depois foram expulsos do passeio." Segundo o pai, eles tiveram de encontrar uma maneira de voltarem para casa sozinhos.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!