Planejamento estratégico

Pesquisa vai identificar visão externa do MP-MG

Autor

23 de dezembro de 2010, 6h16

O Ministério Público de Minas Gerais começou a fazer uma pesquisa de opinião na internet para identificar a visão externa da instituição. A medida faz parte da elaboração do Planejamento Estratégico 2010-2023, organizado pela PricewaterhouseCoopers (PwC Brasil), que vai auxiliar o órgão a traçar as metas de atuação nos próximos anos.

A pesquisa de opinião ficará disponível no site do MP-MG até o dia 31 de janeiro de 2011 e é destinada a todos os cidadãos. O questionário aborda pontos como a área de atuação do MP, os trabalhos do órgão com a sociedade, sua missão e suas prioridades. Ao todo, o planejamento será elaborado em seis etapas: diagnóstico, identificação de cenários, elaboração do plano estratégico, elaboração do mapa estratégico, elaboração dos planos operacionais e construção do modelo de gestão estratégica.

Em setembro deste ano, a PwC Brasil apresentou um diagnóstico preliminar sobre a visão que os membros e servidores têm do MP-MG. Para o levantamento dos dados, a empresa elaborou um questionário e solicitou que os integrantes do MP opinassem sobre questões internas da instituição. Na época, o procurador de Justiça, Jarbas Soares Júnior, coordenador da Secretaria de Planejamento Estratégico (Sepe), afirmou que o planejamento estratégico vai ajudar o MP a traçar metas a longo prazo. “O planejamento estratégico é uma grande ferramenta para buscar respostas e para manter a Instituição em progressivo desenvolvimento”.

Na pesquisa sobre a visão interna da instituição, participaram 1.125 membros e servidores do MP-MG. O gerente de projetos e consultoria da PwC Brasil, Max Correa, afirmou que os pontos fortes mapeados até o momento são membros e servidores vocacionados, consciência dos desafios, capital intelectual, ações de vanguarda e boas práticas, foco em planejamento estratégico e recursos financeiros. Já os desafios são as diferenças regionais no estado; promover integração e sinergia entre áreas finalísticas, meio e apoio; promover atuação convergente em prol da unicidade e adequar-se às limitações orçamentárias. Com informações da Assessoria de Imprensa do MP-MG.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!