Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Efeitos de liminar

Bacharéis que não fizeram Exame se inscrevem na OAB

Os dois bacharéis de Direito que entraram com Mandado de Segurança contra a Ordem dos Advogados do Brasil do Ceará pediram a inscrição nos quadros da entidade nesta segunda-feira (20/12). A OAB tenta derrubar a liminar concedida pelo juiz Vladimir Souza Carvalho, do Tribunal Federal da 5ª Região, em Recife. A informação é da Folha Online.

O juiz do TRF-5 considerou inconstitucional a exigência do Exame de Ordem e determinou a inscrição dos bacharéis, ligados ao Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito (MNBD), sem que eles tenham sido aprovados na prova, na semana passada. Agora, o pedido do bacharel Francisco Maciel e do outro, cujo nome não foi divulgado, vai ser analisado pela OAB-CE. A entidade informou à Folha que o procedimento deve levar cerca de um mês.

Após a concessão da liminar, o presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou que a decisão do juiz foi “oportunista”, já que Helder Monteiro de Carvalho —filho do magistrado — foi reprovado em Sergipe quatro vezes no Exame de Ordem entre 2008 e este ano. “É uma decisão que reflete um entendimento pessoal do magistrado. Se a pessoa não tem isenção, tem algum envolvimento direto ou indireto. Então ela não pode analisar o caso”, afirmou Cavalcante.

Revista Consultor Jurídico, 23 de dezembro de 2010, 7h28

Comentários de leitores

42 comentários

CIDA

Júnior Brasil (Advogado Autônomo - Consumidor)

Professores como você, tinha uns 5 na minha turma. Eram o máximo. Sabiam tudo. Muito participativos. Falavam super bem em público (para um professor de escola pública). Tinha também um médico e uma farmacêutica, salvo engano.
.
Não que seja o seu caso, mas os meus ex-colegas de turma adoravam tirar um sarrinho dos mortais de "primeira graduação". Uma "gracinha" leve, mas tiravam.
.
Conclusão: sabe quantos passaram no exame de ordem? SÓ UM prof. de matemática, DEPOIS DE 3 ANOS.
.
É por isso que eu falo: não adianta ser especialista em fazer trabalhinhos, em estudar na véspera de prova, em ser amigo dos professores que não podem reprovar alunos, etc. O negócio é estudar, mas só se aprende isso com a dor, infelizmente.
.
Até agora só ataquei quem me atacou. Falo de forma genérica, mas se serviu de alguma forma para você, já não é comigo. Resolva-se!

APENAS ERRO ORTOGRÁFICO

cida (Bacharel - Civil)

Júnior Brasil com "s" ou com "z"? Ansioso com "s" ou com "c"? Para uma pessoa como vc. que entrou pela porta frente... Será que a OAB não está preocupada com erros ortográficos e sim os erros jurídicos? Qual é o seu nível cognitivo? Devemos "ratificar" ou "retificar"? PARA QUEM FALA COMO VOCÊ, que está barbarizando os bacharéis julgando ser "incapacitados", não precisa saber ortografia mesmo, só DIREITO.

Senhor Igor Martins

Cícero José da Silva (Advogado Autônomo - Criminal)

Ninguém melhor do que o Senhor Igor Martins para relatar fatos concretos que atestam a falta de preparo de alguns Advogados, que mesmo aprovados no Exame de Ordem prejudicam seus constituintes. Aqueles que ainda possuem a humildade de perguntar e esclarecer suas duvidas com os colegas mais experientes, e principalmente com os servidores dos cartórios conseguem aprender, mas os arrogantes e que levaram a vida acadêmica de maneira despreocupada, com certeza serão o sinônimo de fracasso.

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 31/12/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.