Novos rumos

Nelson Calandra toma posse na AMB na quinta-feira

Autor

14 de dezembro de 2010, 8h45

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) vai mudar de comando na próxima quinta-feira (16/12). Tomam posse, nesse dia, o novo presidente da Associação, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Henrique Nelson Calandra, e sua diretoria eleita para compor o Conselho Executivo e Fiscal durante o triênio 2011/2013.

De acordo com o presidente eleito, a Associação voltará à sua missão precípua, que é a defesa dos magistrados e de suas prerrogativas. “A AMB é, antes de tudo, o braço político da Magistratura e, como tal, deve fortalecer e construir a unidade que protegerá os magistrados brasileiros das consecutivas tentativas de subtração das suas prerrogativas, que são, na verdade, atentados ao direito e à cidadania", argumentou Calandra, que ainda pretende desencadear uma campanha nacional para mostrar a importância de uma magistratura e um Judiciário independentes.

Ao lado dessa campanha, Calandra pretende intensificar o diálogo e a interlocução com o Congresso Nacional pelas matérias de interesse da magistratura e do Judiciário brasileiro e, especialmente, combater aquelas que afetam as chamadas prerrogativas do magistrado, como as que extinguem a vitaliciedade, permitindo a demissão de juízes. “Antes de ser uma conquista do magistrado, esta é uma conquista constitucional do Estado. Não se faz justiça nem democracia sem uma magistratura independente e um Judiciário forte e igualmente independente”, sustentou ele.

Ele foi eleito com 51,73% dos votos nas eleições do dia 26 de novembro deste ano. Participaram 8,8 mil dos quase 15 mil magistrados brasileiros. Nascido em Itaquaquecetuba, São Paulo, é desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, tem 65 anos, e exerce a magistratura desde 1981. Calandra foi presidente da Apamagis, a Associação Paulista de Magistrados (2008/2009), vice-presidente da Federação Latino-Americana de Magistrados (2000); vice-presidente da União Internacional de Magistrados (UIM); presidente do grupo Ibero – Americano da UIM; presidente do Conselho da Associação Mercosul pelo Estado de Direito nas Relações Internacionais (1998-2001) e diretor do Instituto Internacional de Estudos e Pesquisas sobre o Poder Judiciário (97), com sede na Espanha. É magistrado há 29 anos.

A posse será na quinta-feira (16/12), às 20h, no Centro de Convenções Brasil 21, Setor Hoteleiro Sul, Quadra 6, Lote 1, Conjunto A, Brasília (DF). Na oportunidade, também serão empossados os 11 vice-presidentes, além de secretário-geral e diretora-tesoureira. São eles:

Vice-Presidente Administrativo: Marcos Sérgio Galliano Daros Amapar (PR);

Vice-Presidente de Esportes: Humberto Costa Vasconcelos Junior Amepe (PE);

Vice-Presidente de Comunicação:Raduan Miguel Filho Ameron (RO);

Vice-Presidente Institucional:Jeronymo Pedro Villas Boas Asmego (GO);

Vice-Presidente de Assuntos Ambientais: Rui Guilherme de Vasconcellos Souza Filho Amaap (AP);

Vice-Presidente de Assuntos da Infância e Juventude:José Dantas de Paiva Amarn (RN);

Vice-Presidente de Direitos Humanos: Renata Gil de Alcântara Videira Amaerj (RJ);

Vice-Presidente de Assuntos Culturais: Rosalvo Augusto Vieira da Silva Amab (BA);

Vice-Presidente de Assuntos Legislativos Trabalhistas: Lílian Lygia Ortega Mazzeu Amatra 2ª Região (SP);

Vice-Presidente de Interiorização:Maria Luiza Santana Assunção Amagis (MG);

Vice-Presidente de Assuntos Legislativos: Diógenes Vicente Hassan Ribeiro Ajuris (RS);

Secretário-Geral: Nelson Missias de Morais (MG); e

Diretora-tesoureira: Maria Isabel da Silva (DF).

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!