Consultor Jurídico

Leia o voto de Gilmar Mendes sobre Ficha Limpa no caso Jader Barbalho

11 de dezembro de 2010, 7h05

Por Ludmila Santos

imprimir

Lei que adota critérios existentes no passado para aplicar sanções futuras é inconstitucional. Ao apresentar seu voto no julgamento do recurso apresentado pelo ex-deputado federal Jader Barbalho (PMDB-PA), que teve seu registro de candidatura ao Senado cassado pela Lei da Ficha Limpa, o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes considerou que o dispositivo não pode retroagir para prejudicar um candidato. Ele também classificou a lei como “casuística, reprovável e hedionda”.

Gilmar Mendes se referiu a alínea k da Ficha Limpa, que torna inelegível o político que renuncia evitando sua cassação. Em seu voto, o ministro afirma que o dispositivo foi incluído pelo PT para “resolver a eleição no Distrito Federal”. No Distrito Federal, o principal adversário do candidato petista ao governo distrital foi Joaquim Roriz (PSC), que em 2007 renunciou ao mandato de senador para evitar uma possível cassação.

Durante o julgamento, no dia 27 de outubro, o ministro defendeu a aplicação do artigo 16 da Constituição Federal, que fixa o princípio da anterioridade nas eleições ao afirmar que “a lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. O mesmo entendimento já havia sido pronunciado por Gilmar Mendes no julgamento do recurso de Roriz, em 23 de setembro.

Nos dois julgamentos, o ministro questionou a retroatividade da lei. “São tantos os magistérios a propósito dessa questão que ela é, de fato, pacífica entre nós. O artigo 16, nesse sentido, é uma norma especial de reforço, tendo em vista a nossa experiência constitucional, a experiência do nosso constitucionalismo em relação aos abusos tradicionais. Há tentação majoritária de interferir no processo eleitoral. Por isso, o artigo 16 como norma especial neste quadro magno de segurança jurídica”.

No caso de Jader Barbalho, o ministro destacou outra peculiaridade: o político renunciou ao cargo de senador em 2001. Porém, nas duas eleições seguintes, foi eleito deputado federal. “Agora se decide que o então candidato não é elegível, porque uma lei aprovada em junho busca um fato ocorrido em 2001 – nove anos passados – para lhe atribuir efeitos jurídicos. Essa é a descrição crassa, pura, grotesca, grosseira dos fatos. E, aí, se diz: ‘Não, mas não se trata de eficácia retroativa; é apenas uma ‘disciplina’ para as próximas eleições’”, destacou Gilmar Mendes, que considerou o caso de “inequívoca retroatividade”.

Nesse ponto, o ministro afirmou que a Ficha Limpa é um convite a irresponsabilidade do legislador para a manipulação das eleições. “No caso do Distrito Federal, é evidente. Falou-se muito em emenda ou projeto de iniciativa popular, mas o que se tinha em mente era atingir um dado candidato”. Para o ministro, aproveitou-se a carona de um projeto de lei de iniciativa popular para se fazer uma emenda parlamentar vinculada ao PT, com o interesse determinado em obter a exclusão de um candidato. “Lei, portanto, de caráter inequivocamente casuístico”.

A ordem constitucional de que se deve considerar a vida pregressa do candidato para fixar critérios de inelegibilidade, segundo Gilmar Mendes, “não é um cheque em branco para pegar coisas do passado, porque isso leva a coisas absurdas, horripilantes, constrangedoras. O legislador poderia pegar uma renúncia ocorrida há 50 anos. Esse tipo de mensagem começa a namorar regimes totalitários, nazifascistas”.

O ministro afirmou, ainda, que as cortes constitucionais e as cortes de Justiça existem para controlar o que a maioria, num desatino, faz; e não para aplicar cegamente a lei casuística para "ganhar eleição no tapetão". "Não se trata, portanto, de ser a favor ou não da lei da ficha limpa; trata-se apenas de buscar uma aplicação adequada e de fazer as correções devidas".

O caso
Assim como no julgamento do recurso de Roriz, o de Jader Barbalho também terminou empatado. Metade dos ministros – Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Joaquim Barbosa, Ayres Britto e Ellen Gracie – entendeu que cabe retroatividade da lei porque o critério de inelegibilidade não é sanção. Já a outra metade – Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso – considerou que, se a inelegibilidade decorre da prática de um ilícito eleitoral, ela revela caráter de pena porque é imposta em razão da prática do ilícito. Logo, não poderia haver a retroatividade para prejudicar o candidato.

Ao final, prevaleceu a tese do desempate em favor da decisão do Tribunal Superior Eleitoral – de que a Lei da Ficha Limpa vale para as eleições de 2010, rejeitando assim a candidatura de Jader Barbalho.

Após o julgamento, Jader Barbalho renunciou ao mandato de deputado federal no dia 30 de novembro, que terminaria em 2 de fevereiro. O parlamentar afirmou que está em “dupla condição” eleitoral, por ter sido considerado elegível para exercer o mandato de deputado federal e inelegível para o cargo de senador.

Clique aqui para ler o voto do ministro Gilmar Mendes.