MERCADO JURÍDICO

Aumenta procura por especialistas em meio ambiente

Autor

8 de dezembro de 2010, 14h25

Spacca
Mariana Ghirello - Coluna - Spacca - Spacca

Os especialistas em Direito Ambiental estão cotadíssimos no Rio de Janeiro. A procura por profissionais da área é tanta que fez os salários triplicarem. Os escritórios estão preocupados em manter os especialistas em seu quadro, dado o assédio dos concorrentes.


Expansão de escritórios
De acordo com o advogado Antonio Corrêa Meyer, do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados o escritório deverá expandir os setores de Infraestrutura, Mercado de Capitais e Fusões e Aquisições. O advogado Márcio Thomaz Bastos, do escritório Chiaparini & Bastos Advogados, disse que 2010 foi um ano de muito trabalho, e que advocacia deverá crescer junto com a economia do país que está aquecida.


Perspectivas para 2011
Advogados reunidos, nesta terça-feira (7/12), na festa de encerramento do Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (Cesa) no Jockey Club de São Paulo, acreditam que o ano de 2011 será tão bom quanto o atual. O sócio Orlando Di Giacomo Filho, do Demarest & Almeida Advogados e fundador do Cesa afirma que 2010 foi muito bom. Ele aponta ainda que a área de Direito Empresarial que cresceu bastante, deverá se manter.


Comemoração e planejamento
O aniversário de 63 anos de fundação do Fragata e Antunes Advogados será comemorado com o lançamento, pelos Correios, de um carimbo especial para a data. A solenidade acontece nesta quarta-feira (8/12) em São Paulo, na Praça Dom José Gaspar, no edifício-sede do escritório, que possui filiais em mais oito capitais. Seus 16 sócios se reúnem em São Paulo, nos dias 9 e 10 de dezembro, para discutir o planejamento estratégico voltado às metas do próximo ano.


Ponte aérea
O Machado Associados, especializado em Direito Tributário e Empresarial, fez uma parceria com o Vitor Costa Advogados no Rio de Janeiro. O Machado Associados contará com uma equipe de 12 pessoas no Rio de Janeiro — entre sócios, associados e estagiários. A parceria servirá tanto para os clientes do Machado serem atendidos no Rio, quanto os do Vitor Costa, em São Paulo.


Setor aquecido
A equipe de Energia e Bioenergia do escritório TozziniFreire Advogados está envolvida na implantação de novos projetos de cogeração de energia a partir de biomassa de cana-de-açúcar, sistemas de irrigação de cana-de-açúcar e a construção de uma grande usina hidrelétrica. O mais recente dos projetos assessorados pelo escritório foi o fornecimento de vapor a partir de cavaco de eucalipto pela Energias Renováveis do Brasil (ERB) por um período de 18 anos para o complexo de Aratu (BA) da Dow, que será a primeira petroquímica no Brasil a utilizar biomassa como fonte de energia. Outra novidade é a solução integrada oferecida pela ERB, que vai desde a produção da biomassa até construção, instalação e operação das centrais termelétricas. Os sócios responsáveis pelo grupo são os advogados Heloisa Scaramucci e Pedro Seraphim.


Mercado de resseguros
O Trench, Rossi e Watanabe Advogados, associado à Baker & McKenzie International, prestou assessoria jurídica à Infrassure, empresa com sede na Suíça, nos trâmites de admissão pela Susep, como resseguradora eventual no Brasil. A Infrassure é uma empresa de resseguros que subscreve exclusivamente grandes riscos industriais. O foco da empresa é proteger projetos de construção e operações industriais contra danos à propriedade.


Acionista controlador
O Leoni Siqueira Advogados contribuiu, com comentários, à elaboração da Instrução 487 da CVM, que atualiza as regras de Ofertas Públicas de Ações (OPA), especialmente sobre as ofertas hostis de aquisição de controle. As mudanças foram necessárias já que essas operações têm ficado mais comuns no mercado brasileiro com o crescimento do número de empresas de capital aberto sem um acionista controlador.


Delegação brasileira
O advogado Marcio Mattos de Oliveira, responsável pela área de Energia, Infraestrutura e Meio Ambiente do escritório Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados integra a delegação oficial brasileira que está na COP-16 (Conferência do Clima das Nações Unidas). Mattos é observador nas sessões e discussões oficiais em torno de questões como a prorrogação do Protocolo de Kyoto, a tentativa de incluir o mecanismo do REED e a transferência de tecnologia para a mitigação da emissão de gás de efeito estufa. A COP-16 acontece em Cancun, no México, até o dia 11 de dezembro deste ano.


Advogados dativos
O escritório Alceu Machado, Sperb & Bonat Cordeiro Advogados obteve importante vitória em prol dos advogados dativos paranaenses. Representando a OAB, o escritório conseguiu assegurar aos advogados que figuraram como defensores dativos em processos judiciais a partir de 1999, o direito de receber do estado do Paraná os honorários advocatícios que lhes são devidos. Inclusive, o próprio pagamento dos valores devidos, muitos dos quais quantificados na petição inicial da ação coletiva proposta em nome da Ordem dos Advogados do Brasil seccional do Paraná.


Case de sucesso
O escritório Lima & Curvello Rocha Advogados foi convidado pelo Departamento de Comércio Exterior da Amcham a apresentar relato entre os cases de sucesso dos projetos da Câmara no ano de 2010. No evento, um almoço de confraternização de fim de ano em São Paulo, o advogado Jonas Lima, sócio do escritório, falou sobre a missão How to Do Business in Brazil em Nova York, Miami e Houston, destacando o grande interesse dos participantes não apenas americanos, mas também chineses, indianos e árabes. Ao final, comentou sobre o guia How to Do Governmental Contracts in Brazil, elaborado e patrocinado pelo escritório e com foco em licitações e contratações internacionais do governo brasileiro.


Economia de tributos
O tributarista José Henrique Longo, sócio do Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados, palestrará no VII Congresso Nacional de Estudos Tributários — Direito Tributário e os conceitos do Direito Privado, organizado pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributário (Ibet). O evento acontece entre os dias 8 e 10 de dezembro, no Hotel Renaissance, em São Paulo. Longo falará sobre Limites das operações realizadas com vistas à economia de tributos. Cliquei aqui para mais informações.


Princípios Jurídicos
O Dicionário de Princípios Jurídicos está à venda desde terça-feira (7/12), quando aconteceu o seu lançamento, no Rio de Janeiro. Grandes nomes do Direito foram convidados para cuidar de um verbete de sua especialidade. A advogada Fabiane Verçosa, do escritório Tostes e Associados Advogados, especialista em Arbitragem e Direito Internacional, é autora do verbete “Princípio da Autonomia da Vontade no Direito Internacional Privado”. A coletânea de textos foi organizada por Ricardo Lobo Torres, Eduardo Takemi Kataoka e Flavio Galdino+


Brasileiro no TrustLaw
O escritório

Normal
0

false
false
false

EN-US
X-NONE
X-NONE

MicrosoftInternetExplorer4

/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Table Normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}

Corrêa de Mello & Tolomei Advogados foi convidado para integrar um seleto grupo de escritórios no mundo em uma rede chamada TrustLaw. Essa plataforma é mantida pela Thomson Reuters Foundation, braço pro bono da agência de notícias Reuters. O objetivo da rede é manter os escritórios em contatos com organizações governamentais e não-governamentais que precisam de assistência jurídica para o seu público-alvo. A Thomson Reuters Foundation faz o link entre o escritório em alguma parte do mundo e determinada organização. A entidade vai desenvolver um estudo legal para a Public Interest Law Institute (PILI), com sede em Nova York, sobre a relação entre acesso a serviços e idade.


Gestão de pessoas
Em sua segunda reunião no Rio de Janeiro o Centro de Estudos de Administração para Escritórios de Advocacia e Departamentos Jurídicos (CEAE), apresenta Carlos Bitinas, sócio da DRH Talent Search com mais de vinte anos de experiência em cargos de gerência e direção em corporações, o ex-responsável por essa área no escritório Baker&McKenzie. Ele irá liderar um debate acerca do crescimento da demanda por profissionais qualificados, a necessidade de resultados rápidos e a alta cobrança pelos escritórios em face a falta de estratégias para a gestão de talentos no setor jurídico. “Quais as medidas estratégicas e operacionais que primeiro devem ser entendidas e, depois adotadas para equacionar a questão”, é o tema da palestra que acontece na sede do C. Martins & Advogados Associados, nessa sexta-feira (10/12). O evento é direcionado aos sócios e aos administradores de escritórios jurídicos e está aberto a todos. Informações e inscrições: 21-3380-3800.


PELAS SOCIEDADES

Ana Luiza Martins, Fabiana Videira e Rodrigo de Castro são os três novos sócios do Campos Mello Advogados, com efetivação em 1º de Janeiro de 2011. Como resultado, o escritório contará com 13 sócios e mais de 60 associados em seus escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo.

► A monografia apresentada pelo advogado Luiz Rodolfo Cruz e Creuz, do escritório Creuz e Villarreal Advogados, ficou em segundo lugar no Concurso de Ensayos ALADI 2010, com o tema: "Organizações Internacionais de Integração e Coooperação Econômica".

► O curso de Doutorado em Direito, da Universidade de Lomas de Zamora, na Argentina, vai contar com um reforço de peso a partir de 2011. Renomada processualista brasileira e autora de diversos livros, a advogada Ada Pellegrini Grinover assumiu a coordenação da disciplina Processos Coletivos da instituição e começa a ministrar as aulas já no próximo período, que começa em janeiro.

► O advogado Flavio Pires, coordenador do setor trabalhista do escritório Siqueira Castro, é um dos oito profissionais nomeados para a Comissão do Direito do Trabalho, da Seccional de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil. E o advogado Gustavo Carvalho, coordenador do setor Tributário do mesmo escritório, é um dos cinco escolhidos para a Comissão de Advocacia Pública.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!