Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Operação Ararat

Receita desarticula esquema de fraude em importações

A Operação Ararat, conduzida pela Receita Federal, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, desarticulou nesta terça-feira (7/12) uma organização que praticava fraudes no comércio exterior, com ênfase na interposição fraudulenta de empresas e no subfaturamento na importação de diversos tipos de equipamentos, sobretudo eletrônicos.

As investigações apontaram que o grupo de empresas averiguadas opera com margem de subfaturamento na importação de cerca de 80% e que o volume de tributos sonegados na importação e no mercado interno atinja R$ 10 milhões. O mentor da fraude, segundo a operação, é um despachante aduaneiro. Utilizando o esquema, ele reduzia o pagamento dos impostos incidentes sobre a importação e sobre as vendas no mercado interno. Dessa forma, as empresas do esquema concorriam de forma desleal com importadores e comerciantes que operam dentro da lei.

A Operação Ararat contou com 40 servidores da Receita Federal e 57 policiais federais para cumprir dez mandados de busca e apreensão. As ações concentram-se em empresas situadas no Espírito Santo e São Paulo. Com informações da Assessoria de Imprensa da Receita Federal.

Revista Consultor Jurídico, 7 de dezembro de 2010, 19h47

Comentários de leitores

1 comentário

Sucesso

Gilberto Strapazon - Escritor. Analista de Sistemas. (Consultor)

De parabéns a PF e a SRF. Boa parte dos déficits nacionais, incluíndo os sociais, deve-se justamente aos que roubam a nação, e o povo como um todo.

Comentários encerrados em 15/12/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.