Consultor Jurídico

Artigos

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Espelho da realidade

Criminalista é o que mais enfrenta agruras

Por 

O advogado criminalista é a imagem primeira da Justiça. Quando pessoas simples pensam na figura do advogado, logo o imaginam de beca, diante de um Júri. A primeira cena que vislumbra o homem médio, jamais é a de um advogado tributarista ou de um civilista. Para o povo, advogado é aquele que enfrenta o promotor e solta as pessoas. Claro que é uma visão distorcida, mas é, sem dúvida o espelho da realidade.

Dos profissionais da advocacia, notadamente nos últimos tempos, sem dúvida alguma os que mais enfrentam as agruras do cotidiano são os que se dedicam à advocacia criminal. Quase todo dia estão diante de policiais arbitrários, "operações" ilegais, prisões irregulares, juízes soberbos, funcionários públicos mal educados, enfim, uma lista enorme de vicissitudes que outros advogados não conhecem no seu dia a dia.

Talvez por essa peculiaridade tão dura de nossa realidade é que se instituiu o Dia do Advogado Criminalista, por força da Lei Estadual de São Paulo 6.067, de 20 de abril de 1988, proposta pelo então Deputado Estadual Ary Kara José.

O que poucos sabem, porém, é a razão para escolha da data comemorativa. Em verdade, é uma homenagem a visionários advogados que, reunidos no Teatro Ruth Escobar, aos 2 de dezembro de 1982, fundaram a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo. A data de fundação da Acrimesp, pois, é que dá origem à comemoração festiva.

Curiosamente, a data — que é oficial apenas no Estado de São Paulo —, propagou-se por todo o país e há muitos lugares em que se comemora hoje, dia 02 de dezembro, o Dia do Advogado Criminalista.

 é advogado criminalista em São Paulo.

Revista Consultor Jurídico, 2 de dezembro de 2010, 11h42

Comentários de leitores

4 comentários

PRESENTE

Rodrigo  (Advogado Autônomo)

Eu também não sabia da data.
Parabéns a todos os advogados criminalistas!!!
PS: infelizmente estamos recebendo um belo presente do Judiciário com apoio do Ministro da Justiça, qual seja, a intenção de monitorar as conversas entre advogados e seus clientes presos (se já não bastasse os "grampos" ilegais em nossos telefones).
OBRIGADO!!!!!!!!
Rodrigo - Diamantino/MT.

O ÓBVIO É ULULANTE

rodrigues (Estudante de Direito)

Aos criminalistas, parabéns.
Da arte da advocacia, dentre as especialidades, a que mais se destaca sem dúvida é a criminal, haja vista trabalhar com as duas coisas mais preciosas para o ser humano - a liberdade e a honra.
Abraços,
Clovis Rodrigues Filho

MUITO BEM LEMBRADO!

José R (Advogado Autônomo)

SEM DÚVIDA, DR.PAULO MARTINS, É O ADVOGADO CRIMINALISTA O QUE MAIS SOFRE AS AGRURAS DO ARBÍTRIO, DA EMPÁFIA E ATÉ DAS DEFORMIDADES PSÍQUICAS DE ALGUMAS "AUTORIDADES" MAL FORMADAS (OU EM PROCESSO DE AUTO-AFIRMAÇÃO).
TÊM RESISTIDO, NO ENTANTO, BRAVAMENTE, AO AUTORITARISMO.
PENA É QUE ALGUNS, POUQUÍSSIMOS, DESSES PROFISSIONAIS (QUE DESTOAM DA MAIORIA) SE ENTREGUEM A FAZER AUTO-PROPAGANDA SUBLIMINAR, DISFARÇADA, EM COLUNAS SOCIAIS, SITES E QUEJANDOS... CHEGAM A CONTRATAR ASSESSORIA DE IMPRENSA PARA "CUIDAR" DA IMAGEM E VENDER APARÊNCIA DE PERMANENTE SUCESSO, CONTRARIAMENTE AO QUE EXIGE O CÓDIGO DE ÉTICA DA PROFISSÃO. POR FAVOR, SENHORES DO MARKETING,ADVOCACIA NÃO É ELETRODOMÉSTICO...
QUEREM IDENTIFICAR? PRESTEM ATENÇÃO NAS "NOTÍCIAS" E NOS SEUS RECORRENTES PROTAGONISTAS...

Ver todos comentários

Comentários encerrados em 10/12/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.