Briga de juízes

Ajufe pede solução sobre promoção no TRF-3

Autor

31 de agosto de 2010, 16h17

Assim como já havia feito a Associação dos Juízes Federais de São Paulo e Mato Grosso do Sul, a entidade representativa da categoria nacional, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), também pediu que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região resolva com rapidez o caso que envolve a lista de juízes para promoção pelo critério de antiguidade na corte. A inclusão de uma juíza na lista por decisão de um desembargador levou os demais concorrentes a protestar contra o que alegaram ser uma invasão de competência. A decisão, do final de julho, do desembargador Nery Júnior, garantiu a participação da juíza Kyu Soon Lee na lista que já estava pronta um mês antes para ser enviada ao Conselho da Justiça Federal da 3ª Região.

A Ajufe preferiu não tomar partido na briga e pediu agilidade. “O impasse jurídico somente tem ocasionado prejuízos, como o atraso no cronograma de remoções e promoções da carreira daquela 3ª Região, além de retardar o preenchimento das vagas surgidas com a criação das novas varas federais”, disse em nota publicada nesta sexta-feira (27/8) o presidente da entidade, juiz Gabriel Wedy. Ele se comprometeu a entregar ao Conselho um ofício requerendo celeridade aos recursos.

A juíza — que ficou em disponibilidade de 2005 até 2009, ano em que o Superior Tribunal de Justiça anulou procedimento administrativo contra ela — pediu liminar para que fosse restabelecida sua antiguidade no tribunal. Assim, ocupando em caráter temporário a titularidade uma das varas abertas, ela poderia concorrer à remoção no concurso que está sendo realizado neste ano.

O desembargador Nery Júnior, à época corregedor em exercício, entendeu que estavam presente os requisitos para a concessão da liminar a fim de que a juíza participasse do concurso. Ele entendeu que a decisão do STJ de anular procedimento administrativo e o posterior arquivamento do caso pela corregedoria fazem com que a juíza tenha o direito de voltar à lista de antiguidade, na ordem em que estava anteriormente.

Quatro juízes que estão concorrendo às remoções recorreram da decisão. Eles argumentam que, na liminar, o desembargador, membro do Conselho da Justiça Federal, tomou medidas que não lhe competem, já que sua decisão resultou na promoção da juíza, que era substituta, e alterou a lista de antiguidade. Eles afirmam, ainda, que a promoção é atribuição privativa do Órgão Especial e compete ao Plenário a elaboração da lista.

Leia a nota da Ajufe.

NOTA PÚBLICA AJUFE REMOÇÕES JUÍZES FEDERAIS 3ª REGIÃO

No tocante aos recentes acontecimentos envolvendo concurso de remoção e promoção de juiz federal no âmbito do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) manifesta-se no sentido de respeitar os argumentos e legítimos interesses das partes envolvidas no processo seletivo e, neste diapasão, reitera seu posicionamento de que a Justiça Federal da 3ª Região decida, o mais breve possível, o conflito instaurado.

O impasse jurídico somente tem ocasionado prejuízos, como o atraso no cronograma de remoções e promoções da carreira daquela 3ª Região, além de retardar o preenchimento das vagas surgidas com a criação das novas varas federais. A Ajufe, através de seu presidente, juiz federal Gabriel Wedy, encaminhará ofício ao presidente do TRF 3ª Região, na próxima segunda-feira (30), no sentido de que seja solucionada a questão com a celeridade que exige o caso, para que maiores transtornos não afetem a remoção e a promoção dos juízes federais na 3ª Região.

Presidente da Ajufe
Gabriel Wedy

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!