Assinatura digital

TSE fará teste de lacração do sistema eleitoral

Autor

17 de agosto de 2010, 3h17

Nesta semana, de 16 a 18 de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral realizará testes simulados de compilação e lacração de todos os sistemas eleitorais que serão utilizados nas eleições gerais de outubro, incluindo as urnas eletrônicas. O objetivo dos testes é simular os procedimentos adotados pela Corte para garantir a segurança e a credibilidade do pleito eleitoral.

Os testes serão realizados pelos técnicos e analistas da Seção de Voto Informatizado e da Seção de Processamento de Eleições I, que são os desenvolvedores dos sistemas eleitorais, em um ambiente montado na sede do Tribunal, em Brasília.

Os simulados se darão por etapas. Depois de ligadas as máquinas, serão feitas simulações da lacração de todos os programas desenvolvidos para a eleição. Em seguida, será feito um ensaio da compilação dos programas, isto é, quando eles deixam de ser códigos-fonte e passam a ser executáveis.

Por último, serão simuladas as assinaturas digitais dos sistemas, que lhes assegura integridade e autenticidade, ou seja, garante a preservação de suas características originais, além de confirmar que o programa tem origem oficial e foi gerado pelo TSE.

O evento desta semana será uma espécie de ensaio da Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais, que acontecerá no auditório da Corte, de 24 de agosto a 2 de setembro. Participarão da cerimônia, aberta ao público, representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público e de instituições interessadas. Com informações da Assessoria de Imprensa do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!