Propaganda em fachada

Serra pede retirada de painel de comitê de Dilma

Autor

17 de agosto de 2010, 17h47

Chegou ao Tribunal Superior Eleitoral um pedido de retirada de propaganda da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e da “Coligação Para o Brasil Seguir Mudando”. O painel está na fachada do comitê central da candidata, em Brasília, e possui mais de 4m². A “Coligação O Brasil Pode Mais”, de José Serra, questiona a suposta propaganda irregular. A ministra Nancy Andrighi é a relatora do caso.

De acordo com a autora da representação, a fachada em questão foi pintada com as cores da campanha petista, de modo a “a formar um conjunto que extrapola flagrantemente a área máxima permitida”. Por meio de fotos anexadas ao processo, ela alega que o problema está nas dimensões da propaganda. A limitação é prevista no artigo 37, parágrafo 2º, da Lei 9504/97. “Portanto, a referida placa e pintura de fachada são absolutamente inadmissíveis, sendo que, no caso, irrefutável é o conhecimento prévio das representadas acerca da propaganda irregular”, disse a coligação, ao ressaltar que tal propaganda irregular é “reveladora do mais profundo descaso pela observância das normas eleitorais”.

No mérito, há a solicitação de retirada do aparato e com possível aplicação de multa, que pode variar de R$ 2 mil a R$ 8 mil, conforme determina o artigo 37, parágrafo 1º, da Lei das Eleições. Com informações da Assessoria de Comunicação do TSE.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!