Eleições 2010

Mais de 46 mil eleitores devem votar em trânsito

Autor

14 de agosto de 2010, 15h52

Mais de 46 mil eleitores já se cadastraram para votar em trânsito nas eleições deste ano. O pedido pode ser feito somente até este domingo (15/8). De acordo com o G1, só em São Paulo, 11,8 mil fizeram o registro para votar na capital do estado para presidente e vice-presidente. O número representa mais de 25% do total de cadastros de voto em trânsito em todo o país.

O Distrito Federal vem a seguir, com 4.578 eleitores até o começo da tarde de sexta-feira (13/8), seguido de Rio de Janeiro (2.835), Goiás (2.961) e Minas Gerais (2.401). Os estados com o menor número de eleitores que votarão em transito, até sexta-feira, são Acre (239), Roraima (400) e Piauí (452).

Os números não incluem dados do Amazonas, que não atendeu às ligações da reportagem do G1, e da Bahia, que não havia contabilizado o total de eleitores.

Novidade nas eleições deste ano, o voto em trânsito foi aprovado pelo Congresso em 2009. Pela primeira vez, quem estiver fora de seu domicílio eleitoral mas em uma das capitais do país poderá votar para presidente da República.

Para se cadastrar, o eleitor deve procurar qualquer cartório eleitoral do país até este domingo, com título de eleitor e documento de identidade oficial com fotografia.

Na sexta-feira, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou números parciais dos registros para o voto em trânsito. Segundo os dados, mais de 38 mil eleitores haviam se cadastraram em todo país. O levantamento feito pelo G1 tem como base as informações fornecidas pelos TREs.

Reforço policial
Cinco estados pediram ajuda para a segurança nos dias de eleição. Pará solicitou presença de agentes federais em 104 municípios, além do apoio da Polícia Militar. Santa Catarina também pediu ajuda de federais.

Amapá e Tocantins contarão com reforça em áreas indígenas. No estado do Tocantins, haverá reforço da segurança nas seções das aldeias indígenas Xerente, Rio Sono, P. I Xerente e Brejo Cumprido. Em Amapá, agentes federais irão trabalhar no município de Oiapoque.

Em Roraima, um helicóptero do Exército helicóptero irá auxiliar no transporte de urnas, pois — segundo o TRE-RR — algumas localidades são muito distantes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!