Tráfico internacional

Condenado que vendia drogas pela web tem HC negado

Autor

11 de agosto de 2010, 11h29

Um condenado por tráfico internacional de drogas, cuja quadrilha tinha até site na internet para a venda entorpecentes, teve Habeas Corpus negado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal. O réu, condenado a 23 anos e 10 meses, pedia o direito de apelar em liberdade, porque ficou solto durante toda a instrução criminal.

O relator do HC, ministro Gilmar Mendes, afirmou que, da leitura do decreto prisional, é possível extrair inúmeros elementos e fatos concretos que justificam a necessidade da prisão preventiva em razão da periculosidade do condenado.

“Apenas para fins exemplificativos, arrolo o seguinte: o paciente fazia parte de estruturada e perigosa organização voltada ao tráfico internacional de entorpecentes e a comercialização ilícita de medicamentos de natureza diversa; ramificação de atividades criminosas de caráter transnacional com atuação nos EUA, vultosa capacidade financeira e elevado potencial lesivo; e probabilidade de reiteração delituosa”, afirmou.

Em sua decisão, Mendes transcreve trecho em que o juiz da instrução afirma que não se trata de uma quadrilha comum, mas de “uma verdadeira empresa criminosa, de caráter transnacional, indiscutível capacidade financeira e elevado potencial lesivo, com ramificação nos Estados Unidos e alto nível de coesão, organização e eficiência de seus membros, que já atuavam há vários anos na venda de entorpecentes para pessoas do mundo inteiro”.

Segundo a defesa, “não é legal, tão pouco lógico a decretação da prisão preventiva do paciente na fase de apelação, se este esteve solto durante todo o decorrer do processo penal, não representando perigo à sociedade, insegurança jurídica e lesão à ordem pública”.

As decisões anteriores do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e do Superior Tribunal de Justiça que negaram ao preso o direito de apelar em liberdade basearam-se na garantia da ordem pública e na patente figuração do periculum libertatis, ou seja, se solto, ele poderá se eximir da aplicação da sanção penal e obstruir a instrução do processo. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

HC 96.937

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!