Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Trajetória reconhecida

USP vai homenagear ex-alunos ilustres do Direito

A Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo irá prestar uma homenagem a profissionais que se formaram na instituição, e cuja trajetória teve destaque. Serão laureados como Associados Beneméritos 2010 o professor titular Álvaro Villaça Azevedo, o professor titular e reitor João Grandino Rodas, o professor titular e ministro José Carlos Moreira Alves, o desembargador Antonio Carlos Viana Santos e os ministros José Celso de Mello e Luiz Carlos Bresser Pereira.

A homenagem ocorrerá na próxima segunda-feira (9/8), às 10 horas, no auditório do 1ª andar da Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

Homenageados
O professor titular Álvaro Villaça Azevedo formou-se em 1960 na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da qual foi diretor e titular de Direito Civil e de Direito Romano. Também ocupou o cargo de titular de Direito Civil e diretor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, além de atuar como titular de Direito Regente de Pós-Graduação nas duas universidades.

Já o reitor da universidade e ex-diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, João Grandino Rodas, graduou-se em quatro cursos: Música, Educação, Direito e Letras. Também é mestre em Ciências Político-Econômicas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1970); em Direto, pela Harvard Law School (1978) e em Diplomacia, pela The Fletcher School of Law and Diplomacy (1985). Além disso, é doutor em Direito pela Universidade de São Paulo (1973).

José Carlos Moreira Alves é formado em Direito pela então Universidade do Brasil, atualmente Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele foi ministro do Supremo Tribunal Federal e professor de diversas faculdades de Direito, como Universidade Gama Filho, Fundação Getúlio Vargas, PUC-RJ, USP e UnB.

O atual presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Antonio Carlos Viana Santos, bacharelou-se em 1965 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e ingressou na magistratura em 1969, na 3ª Circunscrição Judiciária. Foi promovido a desembargador em 1988, por antiguidade, e tomou posse em dezembro do mesmo ano.

Celso de Mello é o mais antigo ministro do Supremo Tribunal Federal em atividade. Ele foi nomeado pelo ex-presidente da República José Sarney, em 1989. Mello, conhecido por seus longos e didáticos votos, formou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

O ministro Luiz Carlos Bresser Gonçalves Pereira é economista, cientista político e político. Atuou como ministro da Fazenda no governo José Sarney e ministro da Administração Federal e Reforma do Estado, no primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, além de ministro da Ciência e Tecnologia nos primeiros seis meses do segundo mandato de FHC. Pereira cursou a Faculdade de Direito da USP, é mestre em administração de empresas pela Michigan State University, doutor e livre docente em economia pela USP.
 

Revista Consultor Jurídico, 6 de agosto de 2010, 10h20

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 14/08/2010.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.