Poder feminino

Eliana Calmon é a nova corregedora do CNJ

Autor

4 de agosto de 2010, 17h40

José Cruz/Agência Senado
CCJ aprova indicação de Eliana Calmon para Conselho Nacional de Justiça - José Cruz/Agência SenadoEliana Calmon, do Superior Tribunal de Justiça, é a nova corregedora do Conselho Nacional de Justiça. No final da tarde desta quarta-feira (4/8), o Plenário acolheu a indicação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com 51 votos a favor, dos 54 possíveis.

Em seu pronunciamento durante a sabatina da manhã desta quarta, a ministra afirmou ter orgulho de fazer parte da magistratura há 32 anos, 11 dos quais no STJ. Assinalou, ainda, que o CNJ é um órgão que se impôs pela sua importância dentro da magistratura e pela popularidade que ganhou. “Serei dedicada a essa nova função da mesma forma que me dediquei nesses 32 anos à magistratura”, disse Eliana Calmon.

O CNJ tem 15 membros e é responsável pelo controle da atuação administrativa e financeira dos órgãos do Judiciário. A supervisão do cumprimento dos deveres dos magistrados também é de sua competência.

Eliana Calmon está no STJ desde 1999. Foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira no tribunal. Formada em Direito, começouj na magistratura como juíza federal. Mais tarde, ela integrou o Tribunal Regional Federal da 1ª Região. Ela é autora de diversos livros e artigos técnicos, além de ter feito diversas palestras em eventos nacionais e internacionais. Com informações da Assessoria de Comunicação do Senado Federal e da Assessoria de Imprensa do CNJ.

[Foto: José Cruz/Agência Senado]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!