Aproximação virtual

TRT de MG promove sustentação oral à distância

Autor

3 de agosto de 2010, 12h23

Adriana Spinelli/TRT 3
TRT de Minas Gerais promove a primeira sustentação oral à distância - Adriana Spinelli/TRT 3

O Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região realizou, na última sexta-feira (30/7), a primeira sessão com sustentação oral à distância, através de videoconferência. Quatro advogados inscritos apresentaram defesas orais em processos no Foro Trabalhista de Uberlândia. Os sinais de áudio e vídeo foram recebidos por desembargados que estava na capital.

Depois da sustentação, os desembargadores deram sequência à sessão de julgamento sem nenhuma interferência. A sessão foi acompanhada por desembargadores e considerada histórica pelos juristas.

O presidente do TRT-MG, desembargador Eduardo Lobato, prestigiou o evento e abriu solenemente a transmissão. Entusiasmado, o desembargador considerou a videoconferência um marco na história da Justiça Trabalhista de Minas e enfatizou a importância dessa tecnologia para os jurisdicionados. “O sistema dará mais agilidade ao Judiciário e vai ampliar o acesso dos advogados e das partes. Uberlândia foi escolhida pela sua localização, e por ser a maior cidade do interior de Minas e a segunda do Brasil, depois de Campinas.”

Para a diretora do Foro de Uberlândia, juíza Érica Aparecida Pires Bessa, que ficou impressionada com a qualidade técnica da transmissão, o uso da videoconferência vai ampliar a possibilidade de defesa e nivelar, com a primeira instância, o acesso das partes à segunda instância. “A iniciativa do TRT de Minas vai permitir uma aproximação real dos advogados com os desembargadores, em face dos direitos do cidadão, assim como já existe na primeira instância.” Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-3.

[Foto:Adriana Spinelli/TRT-3]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!