Abuso nas ruas

Mais de 3 mil policias são investigados por abusos

Autor

30 de abril de 2010, 21h43

A Polícia Militar de São Paulo registrou, no último ano, 3.218 inquéritos policiais militares para investigar condutas suspeitas de membros da corporação, segundo a Corregedoria da própria PM. Como resultado foram demitidos 155 PMs e expulsos outros 156, que ficam sem possibilidade de prestar qualquer outro concurso público. A informação é do Portal Uol.

Entre expulsos e demitidos, 296 procedimentos foram contra praças (de soldado a sub-tenente) e outros 15 foram contra oficiais de maior patente. Além disso, foram 20 afastamentos pela chamada "reforma administrativa", quando o policial condenado alega incapacidade mental e se aposenta recebendo parte dos vencimentos da aposentadoria.

Os dados foram tabulados com base nos casos registrados de 15 de abril de 2009 a 15 de abril deste ano. O levantamento da polícia não especifica que tipo de irregularidade aconteceu em cada caso.

A mais recente denúncia contra policiais foi feita na noite de quinta-feira (29/4) pela mãe de um rapaz, de 22 anos, que foi agredido e baleado. A outra vítima, um jovem de 16 anos, afirmou que os dois tinham sido detidos e espancados por três policiais na última segunda-feira (26/4). No dia seguinte, o rapaz mais velho voltou a ser agredido dentro de uma lan house, localizada no bairro Parque Edu Chávez, na zona norte de São Paulo. Testemunhas afirmaram que ele foi espancado e baleado três vezes por quatro homens, que fugiram a pé. Os suspeitos chegaram a ser detidos por PMs de uma base próxima ao local do crime, mas foram liberados após se identificarem como policiais.

O rapaz baleado foi encaminhado para o Hospital São Luiz Gonzaga, onde afirmou que os autores das agressões eram policiais militares. A Corregedoria esteve no local, segundo a Secretaria de Segurança Pública.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!