Reclamação atrasada

Ação ajuizada sete anos após acidente está prescrita

Autor

29 de abril de 2010, 15h58

Ação ajuizada sete anos depois do acidente de trabalho está prescrita. Com esse entendimento, o Tribunal Superior do Trabalho manteve decisão que declarou de ofício a prescrição da reclamação de um empregado da Cooperativa Mista Rural Vale do Javaés que, após ser dispensado em 2000, quis receber indenização por danos material e moral decorrentes de acidente de trabalho ocorrido em 1993.

A relatora do recurso, juíza convocada Maria Doralice Novaes, considerou correto o entendimento regional que aplicou ao caso a prescrição bienal da Justiça trabalhista, informando que não caberia outra decisão. Isso porque os dispositivos legais indicados como violados pelo empregado têm interpretação controvertida nos tribunais, o que atrai o óbice da Súmula 83, II, do TST.

De acordo com os autos, o empregado foi contratado em 88 como auxiliar de laboratório. Em 1993, sofreu o acidente que lhe causou graves danos no pé e parte da perna esquerda, provocando-lhe perda parcial da capacidade laborativa. Foi então reabilitado e designado para a função de porteiro. Demitido sem justa causa em 2000, ele entrou com reclamação, em 2001, pedindo reparação por danos material e moral, por conta do acidente ocorrido sete anos atrás.

Mas a ação estava prescrita, informou o Tribunal Regional da 10ª Região (DF-TO), pois foi interposta sete anos depois da ocorrência do fato danoso, fora do prazo bienal da Justiça trabalhista. A segunda instância decretou de ofício a sua prescrição e extinguiu o processo com resolução do mérito, com base no artigo 269, IV, do Código de Processo Civil.

Insatisfeito, o empregado entrou com Recurso Ordinário no TST para desconstituir a decisão. Alegou que o marco prescricional deveria ser a ruptura do contrato, em 2000, e não a ocorrência do acidente, em 1993. Por unanimidade, o TST negou o pedido feito no Recurso Ordinário do empregado. Com informações da Assessoria de Imprensa do TST.

RO-15400-41.2009.5.10.0000

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!