Discurso de posse

Celso de Mello fala dos desafios de Peluso no STF

Autor

23 de abril de 2010, 17h01

No discurso de posse do ministro Cezar Peluso como presidente do Supremo Tribunal Federal, o decano da corte, ministro Celso de Mello, elogiou a gestão de Gilmar Mendes como gestor e juiz. Celso de Mello lembrou dos principais problemas enfrentados pelo Poder Judiciário que ficam como desafio para a nova gestão, como os preocupantes números apresentados pelo sistema carcerário.

“Não tenho qualquer dúvida, que não faltam títulos nem competência e qualificação a Vossa Excelência, para, em harmoniosa atuação com os demais Poderes da República, formular soluções, adotar decisões e implementar medidas que efetivamente permitam superar os gravíssimos problemas que hoje afetam o sistema jurídico nacional”, falou. Celso de Mello lembrou que o sistema prisional brasileiro abriga 153 mil pessoas, que, “embora presas cautelarmente, ainda não sofreram condenação penal transitada em julgado”.

Falou ainda que o Supremo atuou em decisões que afetaram diretamente a vida dos cidadãos como a questão do uso das células-tronco para pesquisa, o fim da Lei de Imprensa e prática do nepotismo. Reforçou ainda a importância de manter o papel do Supremo de defender a Constituição e a efetiva concretização dos Direitos Humanos, lembrando a afirmação do ministro Ayres Britto, que toma posse na vice-presidência, de que o STF  “é uma Casa de realização de destinos”.

Sobre a gestão de Gilmar Mendes, Celso de Mello reforçou o empenho do ministro na modernização do aparelho judiciário, o fortalecimento do Estado Democrático de Direito e a preservação da independência judicial. “O ministro Gilmar Mendes um dos mais brilhantes magistrados que compõem o Supremo Tribunal Federal, destacou-se como um de seus grandes e dinâmicos presidentes, responsável por expressiva tendência jurisprudencial que vem caracterizando a atuação da Suprema Corte brasileira, notadamente na esfera delicadíssima da proteção aos direitos fundamentais da pessoa humana”.

Clique aqui para ler o discurso.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!