Décadas de experiência

Ministro do STJ toma posse como efetivo do TSE

Autor

20 de abril de 2010, 17h59

O ministro Hamilton Carvalhido, do Superior Tribunal de Justiça, tomará posse como membro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral, nesta terça-feira (20/4), às 19h, em substituição ao ministro Fernando Gonçalves, que está se aposentando.

Mesmo como membro efetivo do TSE, o ministro não se afastará de suas atividades no STJ. O TSE é composto por sete ministros efetivos, sendo três juízes entre os ministros do Supremo Tribunal Federal, outros dois juízes entre os ministros do STJ e dois advogados indicados pelo Supremo e nomeados pelo presidente da República.

Carvalhido é ministro do STJ desde abril de 1999. Ele já presidiu a Comissão de Juristas responsável pela elaboração de anteprojeto de reforma do Código de Processo Penal no Senado Federal.

Com 50 anos de serviços prestados à magistratura, o ministro foi membro do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Começou a carreira jurídica como defensor público, nomeado por concurso público em 1966, no antigo estado da Guanabara. Também é membro da International Association o Prosecutors e da Academia Petropolitana de Letras Jurídicas, além de professor em Faculdades de Direito em Brasília. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!