Consultor Jurídico

De Sanctis fala sobre lavagem de dinheiro em evento da ONU

15 de abril de 2010, 17h51

Por Redação ConJur

imprimir

Convidado para participar do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, o juiz federal Fausto De Sanctis abordou o tema "Materialidade da Lavagem de Dinheiro", na terça-feira (13/4). O evento acontece em Salvador até o dia 19 de abril.

De Sanctis, que é da 6ª Vara Federal Criminal Especializada de São Paulo, falou sobre o tratamento dado ao crime pelo Direito Penal brasileiro e internacional. Ele ressaltou a importância de unidades de tecnologia bem-estruturadas no combate a este tipo de crime e à corrupção.

“Estas iniciativas permitem o tratamento inteligente e racional das informações. Há um concurso de pessoas que se debruçam sobre dados complexos, produzindo um relatório sistemático que facilita sua compreensão para o Judiciário em geral”, defendeu.

Para o juiz, o trabalho produzido pelo o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro, uma dessas unidades, deve ser considerado como elemento de prova e perícia. “É preciso tomar certas cautelas, mas a informação produzida reflete conclusões importantes que não podem ser desprezadas”, explicou. Com informações da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça.