Canal do STF

Gilmar Mendes responde dúvidas de internautas

Autor

14 de abril de 2010, 6h46

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, irá responder ao vivo às perguntas enviadas pelos internautas no Youtube. O objetivo é aproximar ainda mais a Suprema Corte do país dos cidadãos brasileiros.

As respostas serão transmitidas pela TV Justiça, na sexta-feira (16/4), a partir das 18h. Em seguida, a entrevista será postada no canal do STF no YouTube. As perguntas, que podem ser enviadas em formato de texto ou vídeo, devem estar relacionadas a qualquer um dos 11 tópicos listados no canal do STF no YouTube.

As perguntas postadas serão classificadas pelos próprios internautas que estejam registrados com suas contas de YouTube. A votação será feita por meio da plataforma Moderator, do Google, com a qual os internautas poderão votar nas perguntas preferidas. O ministro Gilmar Mendes vai responder às perguntas mais votadas.

De acordo com o Supremo, a iniciativa é semelhante a utilizada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que no dia 1º de fevereiro deste ano respondeu a perguntas enviadas por internautas de todo o mundo por meio do YouTube.

"Com mais essa iniciativa pioneira, o Supremo se firma como uma das mais avançadas instituições públicas no uso de ferramentas modernas de comunicação e engajamento com os cidadãos" afirma Ivo Corrêa, diretor de Relações Governamentais do Google Brasil.

A primeira iniciativa do Supremo no YouTube foi a criação do canal oficial do STF, no dia 1º de outubro de 2009. A Suprema Corte brasileira foi a primeira no mundo a contar com uma página oficial na comunidade de vídeos mais popular da Internet. No dia 6 de abril, os 1.657 vídeos postados no canal atingiram a marca de um milhão de exibições.

Os internautas podem, se quiserem, formular o questionamento dentro dos tópicos abaixo. Basta enviar a pegunta para o canal do STF na internet. Veja alguns dos temas sugeridos no site do Supremo. Com informações da Assessoria de Imprensa do Supremo

1 – Atuação do Supremo Tribunal Federal
2 – Ativismo judicial
3 – Efetividade da Justiça
4 – Democratização do acesso à Justiça
5 – Corrupção no Judiciário
6 – Informatização do Judiciário
7 – Prerrogativa dos juízes
8 – Forma de indicação de ministros para o Supremo
9 – Propostas do Conselho Nacional de Justiça
10 – Balanço das atividades do STF e do CNJ durante a gestão do presidente
11 – Intercâmbio jurídico no Mercosul e outros países

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!