Agilidade na consulta

OAB tem agora totem de peticionamento eletrônico

Autor

13 de abril de 2010, 16h27

STJ
Ministro Cesar Rocha na cerimônica de instalação de equipamento de peticionamento eletrônico Coordenadoria de Editoria e Imprensa - STJ

A sede do Conselho Federal da OAB conta agora com um totem de peticionamento eletrônico do Superior Tribunal de Justiça. De lá, advogados poderão acompanhar a tramitação de processos e apresentar petições, sempre com o uso de uma senha e da certificação digital. Este é o primeiro totem instalado fora do STJ.

Durante a solenidade de lançamento, o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, enfatizou que o totem eletrônico consiste em mais uma etapa do trabalho de virtualização de processos que está sendo realizado pelo tribunal. O ministro destacou, também, que o maior contemplado com a iniciativa é o advogado, uma vez que este não precisará mais se deslocar até a sede do STJ para ver os seus processos ou encaminhar alguma petição.

O sistema, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação e da Comunicação do STJ, permitirá que as petições possam ser encaminhadas até a meia-noite do último dia estabelecido como prazo. Além disso, permitirá uma tramitação mais rápida dos processos e um Judiciário mais próximo dos jurisdicionados. Atualmente, 26 totens estão distribuídos na sede do STJ e a expectativa é de que, além do que se encontra na sede do Conselho Federal da OAB, outros mais sejam instalados em várias cidades.

Ainda de acordo com o ministro, o terminal colocado na sede do Conselho da OAB tem um simbolismo muito forte, uma vez que “revela a preocupação do tribunal em modernizar o Judiciário, dar mais transparência, aumentar o acesso à Justiça, facilitar as informações para os cidadãos e, sobretudo, facilitar a atividade da advocacia”.

Respeito
Para o presidente do STJ, a inauguração mostra a compreensão que sempre existiu entre o STJ e o Conselho Federal da OAB. “O terminal representa o entendimento que sempre tivemos de que a classe dos advogados é prestigiada sempre que o poder Judiciário também é”, afirmou Asfor Rocha.

O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, afirmou, por sua vez, que a instalação do equipamento tem a ver com o compromisso de todos os advogados com a Justiça. Cavalcante disse que o acesso à Justiça e a razoável duração do processo são dois princípios fundamentais para o fortalecimento da democracia. “Não há Estado democrático de Direito sem uma Justiça forte e sem um processo rápido. Portanto esse tipo de procedimento é fundamental para a Justiça, para o advogado e, por fim, para a população, que terá resposta a tempo e hora das suas demandas de Justiça”, acentuou.

A solenidade contou com a presença do advogado-geral da União, Luiz Inácio Adams, além de conselheiros da OAB e advogados.

[Foto: Assessoria de Imprensa do STJ]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!