Consultor Jurídico

Corregedoria do TRT no Maranhão soluciona 98% de reclamações

11 de abril de 2010, 7h03

Por Redação ConJur

imprimir

Das 268 manifestações recebidas na Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, por meio do serviço Fale Corregedoria, 98% foram solucionadas, ou seja, 262 problemas resolvidos e arquivados. Os dados do relatório correspondem ao ano de 2009 e analisam as atividades da vice-presidência e da Corregedoria Regional da 16ª Região.

A Corregedoria destaca, ainda, que houve um acréscimo de 46% de manifestações em relação às do ano anterior, quando foram registradas 183. As reclamações trabalhistas — andamento processual — são as que alcançaram maior índice, com um percentual de 71%, equivalente a 189 manifestações.

Em segundo lugar ficaram as matérias Fora de Alcance, que se referem a assuntos alheios às atribuições da Corregedoria, com um total de 71 manifestações. O item desempenho, referente à atuação das varas, unidade administrativa ou de servidor, ficou em terceiro lugar com cinco chamadas, seguidas das referentes à área da Tecnologia da Informação, com apenas três.

Dos tipos de manifestações apresentados, 181 foram relativos a pedidos de providência; 12 denúncias; 7 críticas e 68 referentes a outros casos. Dos pedidos de providências, 148 demandavam celeridade nas ações. Mas, em apenas 6% dos casos foi necessária a intervenção da Corregedoria junto às varas trabalhistas.

As manifestações foram feitas, em 76% dos casos, pelos reclamantes. Em 2009, só foi registrada uma manifestação da parte reclamada; 5 de advogados e 58 de outros. Com informações da assessoria de imprensa do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão.