Filme nacional

Chega aos cinemas o filme Sonhos Roubados

Autor

9 de abril de 2010, 14h30

Entra em cartaz, no próximo dia 23 de abril, o filme nacional Sonhos Roubados. Com direção de Sandra Werneck, o filme é baseado no livro As Meninas da Esquina, da jornalista Eliane Trindade, publicado em 2005. (Veja o trailer)

O livro conta a história de seis adolescentes pobres, submetidas à exploração sexual. Com o subtítulo Diários de seis adolescentes que vivem do lado selvagem da vida, a obra relata fatos reais vividos por personagens reais em diferentes cidades do país.

A autora do livro lançou mão de um método de apuração dos fatos que não deixa margens para dúvidas quanto à autenticidade dos relatos: ela pediu às meninas que escrevessem os diários de suas experiências de vida.

O resultado é chocante pela realidade que descreve e pela autenticidade. “Apesar de ter preservado a identidade, elas aparecem como seres humanos inteiros. Falam de sentimentos, de erros, podem chorar e sorrir. Isto faz toda a diferença, porque a história delas não fica reduzida a uma frase perdida no meio de uma denúncia de exploração sexual”, explicou a autora, na época do lançamento do livro.

Diretora de Cazuza, o tempo não Para, Sandra Werneck, antes de Sonhos Roubados, dirigiu o documentário Meninas, que trata da problemática da gravidez entre adolescentes. Ou seja, é do ramo.  

No cinema, a história é contada por apenas três meninas, vividas pelas atrizes Nanda Costa, Amanda Diniz e Kika Farias. No elenco aparecem ainda Marieta Seveo, Daniel Dantas, Nélson Xavier e Ângelo Antônio. Também participa o rapper MV Bill, convidado por seu interesse em discutir a experiência dos jovens das favelas do ponto de vista feminino.  O filme teve locações nos bairros de Ramos, e de Curicica, do Rio de Janeiro.

Sonhos Roubados foi eleito, pelo voto popular, o melhor filme do Festival de Cinema do Rio de Janeiro do ano passado. No mesmo festival, Nanda Costa ganhou o prêmio de melhor atriz.

O filme tem pré-estréia para convidados programada para São Paulo nesta segunda-feira (12/4), às 21h, no Cinemark Eldorado (Avenida Rebouças 3.970, Pinheiros). O lançamento nacional será no dia 23 de abril.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!