Acervo histórico

Biblioteca do STF oferece serviços pela internet

Autor

26 de setembro de 2009, 8h05

Os interessados em pesquisar informações sobre os acervos bibliográficos do Supremo Tribunal Federal, obras raras e toda a Rede Virtual de Bibliotecas podem acessar o site da Corte — www.stf.jus.br — para conhecer a Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal.

No ícone Biblioteca, o internauta pode pesquisar sobre o acervo geral da Corte e, também, coleções especiais. Além de ter disponível a pesquisa do catálogo de obras em alemão, também é possível conferir o acervo bibliográfico da RVBI, que é composta por 15 bibliotecas governamentais do Distrito Federal, da qual a Biblioteca Ministro Victor Nunes faz parte.

Os usuários externos, que desejarem solicitar cópia de material bibliográfico, deverão enviar o pedido para o correio eletrônico da Seção de Referência e Empréstimo pelo e-mail [email protected], com indicação da referência bibliográfica e com os dados do endereço postal para remessa das cópias. Os visitantes podem consultar os acervos da Biblioteca. No entanto, o empréstimo de livros é apenas para os servidores do STF.

No caso dos pedidos de cópia, o bibliotecário providenciará a separação do material de interesse do usuário e encaminhará as informações necessárias para o pagamento, como o valor total referente às cópias e aos custos com a postagem.

Há ainda o Espaço Aberto, que permite ao internauta sugerir aquisição de novos materiais bibliográficos para o acervo, doar obras de sua autoria ou sugerir a inclusão de novas informações. Também podem ser vistas as novas aquisições do acervo acessando o Novas Aquisições.

Atendimento e história
A Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal atende, preferencialmente, o público interno do Supremo, mas todos os cidadãos têm livre acesso ao acervo. No local, o visitante terá à disposição sala de vídeo, acervo de obras raras, especiais e terminais de autoatendimento, além de grande acervo sobre Direito Constitucional e outros ramos do Direito.

A origem da biblioteca confunde-se com a criação do Supremo Tribunal Federal e remonta a 1912. O primeiro catálogo, editado em 1931, consignava um total de 3.685 volumes. Seu desenvolvimento acompanhou o progresso das tecnologias de informação e de comunicação, que propiciaram a informatização dos procedimentos de tratamento documental das atividades técnicas e gerenciais, bem como do fornecimento de produtos e serviços.

Em 1960, com a transferência da Capital Federal para Brasília, a biblioteca foi instalada no Edifício Sede do STF. Ao longo dos anos, com o crescimento do Tribunal, foram construídos os Anexos I e II, e, em meados de 1998, a parte da Biblioteca que compreende o acervo, a Coordenadoria e as atuais Seções de Referência e Empréstimo e de Pesquisa foi transferida para o 1º andar do Anexo II, onde permanece desde então. As Seções de Gerência do Acervo e de Biblioteca Digital funcionam no 2º andar do Anexo I.

A denominação Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal foi instituída oficialmente em 18 de abril de 2001, homenagem em razão da importância do ministro para a sistematização das decisões predominantes do Tribunal por meio das súmulas, das quais foi o grande idealizador. Seu trabalho transcendeu o de magistrado, e o ministro é reconhecido, também, pelas ideias de racionalização da pauta de julgamentos, pelo empenho em atualizar a publicação da Revista Trimestral de Jurisprudência e, ainda, por ser um reformador dos procedimentos da instituição, a fim de tornar a prestação jurisdicional mais célere e precisa, conforme palavras do ministro aposentado do Supremo, Sepúlveda Pertence, por ocasião da reinauguração da biblioteca.

Serviço
Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal
Local: Praça dos Três Poderes – Ed. Anexo II – 1º andar – Brasília (DF)
Horário: segunda a sexta-feira ao público interno, das 10h às 20h; público externo, das 11h às 19h.
Telefones: (61) 3217-3523 / 3511 / 3521 / 3529
Fax: (61) 3217-3512
E-mail: [email protected]

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!