Intercâmbio jurídico

Na China, Gilmar Mendes fala em cooperação

Autor

24 de setembro de 2009, 17h40

Em viagem oficial à China, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, visitou nesta quinta-feira a Universidade de Pequim, onde foi recebido pelo vice-presidente Wu Zhipan e pelo decano da Faculdade de Direito Zhu Suli. Na ocasião, o ministro discursou para estudantes e professores de Direito e apresentou um vídeo sobre o papel da TV Justiça, além de falar do trabalho feito pelo Conselho Nacional de Justiça no Brasil.

O ministro também se encontrou com o responsável pela segurança pública na China e um dos nove componentes do Comitê de Estado Chinês, Zhou Yongkang. A conversa abriu espaço cooperação mais próxima entre os dois países.

Em entrevista ao jornal local e a correspondentes da imprensa brasileira, Gilmar Mendes falou sobre acordos de cooperação que serão firmados entre Brasil e China para aperfeiçoar o sistema judicial dos dois países, no momento em que a economia de ambos busca destaque no cenário de recessão econômica mundial. Entre as possibilidades de cooperação, está prevista a troca em matéria de reforma judicial, gestão dos tribunais e formação de juízes para facilitar uma cooperação bilateral amistosa.

Uma análise de Zhou Yongkang mostra que tanto a China quanto o Brasil enfrentam problemas próprios do processo de desenvolvimento com a expansão da democracia judicial e a promoção da Justiça e por isso a necessidade de intercâmbio entre as duas nações.

A iniciativa de um conselho para o Poder Judiciário e a transmissão ao vivo de sessões da Suprema Corte é pioneira no mundo e atrai o interesse de outras culturas. Durante a apresentação, estudantes questionaram Mendes sobre o funcionamento do Judiciário brasileiro e pediram detalhes sobre a independência judicial, combate à corrupção e direito ambiental. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.
Clique aqui e leia íntegra do discurso ministro Gilmar Mendes

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!