Agência de Inteligência

Lula quer Wilson Trezza na direção da Abin

Autor

17 de setembro de 2009, 18h19

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Senado mensagem oficializando Wilson Roberto Trezza no cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Trezza exerce o cargo interinamente desde setembro de 2008, em substituição a Paulo Lacerda, que foi afastado da agência e enviado pelo governo federal para Portugal, país onde exerce o cargo de adido policial.

A efetivação de Trezza no cargo depende da aprovação do Senado. Em nota, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República diz que Wilson Trezza exerce atividades de inteligência de Estado há quase 30 anos e possui todos os cursos da carreira.

Como lembra a Agência Brasil, Paulo Lacerda foi afastado do cargo no início de setembro do ano passado após suspeita de que a Abin teria feito escutas telefônicas clandestinas para monitorar conversas de autoridades, durante a Operação Satiagraha, da Polícia Federal.

Leia a nota divulgada pela Presidência da República

1. O Senhor Presidente da República, acolhendo proposta do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSIPR), está enviando Mensagem ao Senado Federal, de acordo com o parágrafo único do Art 11 da Lei 9.883, de 07 de dezembro de 1999, na qual indica o nome do Sr WILSON ROBERTO TREZZA, para o cargo de Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

2. O Oficial de Inteligência TREZZA exerce atividades de Inteligência de Estado há quase 30 anos. Possui todos os cursos da carreira, com ênfase para o Curso de Informações Categoria A, realizado em 1989, e para o Curso de Fundamentos de Ciência Política, realizado em 1991, nos quais foi primeiro colocado.

3. Exerceu vários cargos de direção, tanto na administração pública direta como na iniciativa privada.

4. Na ABIN, entre outras funções, foi Vice-Diretor da Escola de Inteligência e Secretário de Planejamento e Coordenação. Atualmente, vinha ocupando, na interinidade, o cargo de Diretor-Geral desde 1º de setembro de 2008.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!