Dinheiro de royalties

Pedido de liberação de depósitos em juízo é negado

Autor

14 de setembro de 2009, 16h45

Se não há risco de prejuízo irrecuperável aos cofres públicos, valores depositados em juízo não precisam ser liberados com urgência em favor da administração tributária. A decisão é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, que negou ao município de Aracati, no Ceará, o pedido para desbloquear valores referentes ao pagamento de royalties depositados em juízo por solicitação da Agência Nacional do Petróleo. O ministro manteve a liminar dada em Medida Cautelar em trâmite no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

O município afirmou haver grave lesão às finanças públicas com a diminuição de recursos, que já integram o patrimônio há mais de uma década. Segundo o município, o pagamento de royalties representa pelo menos 25% de toda a disponibilidade financeira de caixa, e o bloqueio em conta judicial inviabilizaria a administração da cidade não só pela paralisação de obras e serviços, mas em todos os setores da administração.

De acordo com o ministro, a suspensão de liminar é uma medida excepcional e não vale para examinar legalidade ou constitucionalidade de decisões judiciais. “As alegações exclusivamente jurídicas a respeito do descumprimento do Código de Processo Civil pela decisão impugnada que determinou o depósito em juízo não comportam exame na via eleita, devendo ser discutidas em recurso próprio”, alegou Asfor Rocha.

O ministro ressaltou que os valores em litígio serão depositados em juízo até a decisão final da matéria, não havendo prejuízo irreversível para o município, caso seja vencedor na demanda. “Diante do exposto, tenho por não comprovado o risco de grave lesão a qualquer dos bens tutelados pela lei de regência”, concluiu. Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.

SLS 1.111

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!