Intercâmbio de informações

Brasil e França trocam experiências para formar juízes

Autor

8 de setembro de 2009, 18h37

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Escola Nacional de Magistratura da França (ENM) assinaram convênio nesta segunda-feira (7/9) com o objetivo é estimular o intercâmbio de experiências na formação de magistrados entre França e Brasil. O acordo foi celebrado em Brasília pelo diretor-geral da Enfam, ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça, e pelo diretor-geral da ENM, Jean François Thony.

Entre as ações previstas, há visitas anuais e alternadas das diretorias das duas instituições para a comparação dos sistemas de formação de juízes e trocas de experiências para a melhoria das técnicas de transferência de conhecimentos e práticas pedagógicas. Também estão previstas ações para favorecer o intercâmbio de magistrados, com a realização de estágios ou visitas de estudo nos centros de formação de cada país.

O convênio faz parte de uma série de iniciativas dos governos francês e brasileiro para a aproximação das duas nações. O diretor-geral Jean François Thony fez parte da comitiva de Nicolas Sarkozy, presidente da França, que veio ao Brasil para participar das comemorações do Dia da Pátria. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!