Vida e morte

Euclides da Cunha é tema de aula na Casa do Saber

Autor

1 de setembro de 2009, 5h47

A vida, obra e morte do escritor Euclides da Cunha é tema de encontro com a procuradora de Justiça do Ministério Público de São Paulo Luiza Nagib Eluf na Casa do Saber, em São Paulo. Autora do livro Matar ou morrer – o caso Euclides da Cunha, Eluf traçará o perfil comportalmental do autor, que morreu assassinado em tiroteiro com o amante de sua mulher.

A aula, marcada para 10 de setembro, às 19h30, associará o relato de uma extraordinária história de amor à análise técnica do caso. A análise passa ainda um panorama da sociedade da época — conservadora e baseada em fortes valores patriarcais.

Segundo o colunista Cássio Schubsky, da ConJur, o livro Matar ou morrer – o caso Euclides da Cunha (Editora Saraiva, Luiza Nagib Eluf, 168 páginas) é fruto de pesquisa histórica e iconográfica da procuradora de Justiça e escritora Luiza Nagib Eluf. O subtítulo remete aos gritos de Euclides que, arma em punho, invadiu a casa dos dois amantes, bradando: “Vim para matar ou morrer!”. Além do processo contra Dilermando pela morte de Euclides, o livro traz também informações sobre o processo em que o militar é acusado pela morte do filho de Ana e Euclides da Cunha (em ambos os casos, vale lembrar, foi absolvido por legítima defesa). Clique aqui para ler mais.

Serviço
Matar ou morrer – o caso Euclides da Cunha
Data:
10 de setembro
Horário: 19h30
Local: Casa do Saber unidade Shopping Cidade Jardim
Inscrições gratuitas pelo telefone: (11) 3707-8900

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!