Consultor Jurídico > Notícias da Justiça e do Direito nos jornais desta quinta
Noticiário Jurídico

A Justiça e o Direito nos jornais desta quinta

Autor

16 de agosto de 2012, 10h46

O julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, foi marcado por embates e discussões entre membros da corte, nesta quarta-feira (15/8), conforme relatam os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo. Um dos pontos de tensão foi quando o relator do processo, ministro Joaquim Barbosa, se disse atacado pessoalmente por um pedido de advogados dos réus para que ele fosse excluído da ação. O ministro chegou a propor envio de ofício à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) contra os advogados, o que foi negado por 9 votos a 2. Leia mais aqui na ConJur.

Voto fatiado
Segundo informa O Estado de S.Paulo, Joaquim Barbosa deve propor que os casos sejam analisados por núcleos, da mesma maneira que a Procuradoria-Geral da República repartiu sua denúncia. Dessa maneira, primeiro seria analisado o núcleo político, que inclui José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, depois o núcleo operacional, que inclui Marco Valério, e assim por diante. A proposta, porém, deve sofrer resistências porque pode atrasar ainda mais a conclusão do julgamento.

Voto cronometrado
O ministro Luiz Fux pretende apresentar na próxima sessão administrativa do STF uma proposta para que cada ministro tenha, no máximo, duas horas para votar no processo do mensalão, conforme relata O Globo. Dessa forma, não seria necessária a convocação de sessões extras para acelerar a votação e daria tempo do ministro Cezar Peluso se pronunciar antes da aposentadoria, marcada para 3 de setembro.

Erro e desmembramento
Na sessão desta quarta-feira, o STF reconheceu que houve erro no andamento processual do réu Carlos Alberto Quaglia e decidiu enviar os autos de sua parte para a Justiça Federal de Santa Catarina, relatam os jornais Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo e O Globo. A partir de questionamento da Defensoria Pública, que representou o réu, os ministros entenderam que houve cerceamento de defesa no caso de Quaglia já que o setor administrativo do STF, durante mais de três anos, notificou um advogado que havia sido excluído do processo.

Alinhamento nas preliminares
A coluna Painel, da Folha de S.Paulo, afirma que advogados e procuradores da República enxergam dois blocos nas preliminares dos processo da Ação Penal 470. O relator teria adesão do presidente, Carlos Ayres Britto, de Luiz Fux, Cesar Peluzo e Gilmar Mendes. Do outro lado estariam o revisor, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e José Dias Toffoli. Os demais ainda não deram sinalizações, avalia quem acompanha o julgamento. Defensores e acusadores dizem, porém, que a atuação dos dois blocos nas preliminares não indicam tendência sobre condenações e absolvições.

Atuação da defesa
Os advogados dos publicitários Duda Mendonça e Zilmar Fernandes, últimos a falar na fase de defesa do julgamento em curso no Supremo Tribunal Federal, afirmaram que o mensalão foi uma criação do ex-deputado federal Roberto Jefferson depois de seu partido, o PTB, ter sido acusado de envolvimento com corrupção, segundo informa O Estado de S.Paulo. Os advogados Luciano Feldens e Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, disseram que seus clientes receberam dinheiro de forma lícita para pagamento por serviços prestados durante a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.

Adeus do decano
A coluna de Monica Bergamo, da Folha de S.Paulo, informa que Celso de Mello, o mais antigo ministro do STF, vai mesmo se aposentar. Aos 66 anos, ele poderia ficar mais quatro no tribunal, mas recebeu um sinal amarelo dos médicos. Celso de Mello disse que sofre com problemas na coluna e na perna. Ele afirmou que a decisão ainda não está tomada, mas que prepara seu adeus para o início do ano que vem.

Entorno do Itaquerão
A Justiça liberou, nesta quarta-feira, o pacote de obras viárias nos arredores do Itaquerão, na zona leste de São Paulo, estádio prometido para a Copa de 2014, conforme relato O Estado de S.Paulo. Com isso, os trabalhos na área devem ser iniciados nas próximas semanas pelo consórcio Vizol, formado por OAS e S/A Paulista, que venceu a licitação. A suspensão havia sido determinada há um mês, após questionamentos do consórcio que ficou em segundo lugar na licitação. Ele alegava que o vencedor praticava preços abaixo do valor de mercado. A Dersa, responsável pelas obras, afirma que a diferença de preço entre o primeiro e o segundo colocado foi de 0,6%.

Belo Monte no STF
A paralisação das obras da hidrelétrica de Belo Monte, decidida nesta semana pela Justiça Federal, deverá ser levada aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), relata a Folha de S.Paulo. De acordo com o jornal, juízes federais que julgaram o caso entenderam que comunidades indígenas da região afetada não foram consultadas antes de o Congresso aprovar a construção da hidrelétrica, em 2005.

Caso de Polícia
A Folha de S.Paulo informa que o advogado Alberto Toron, pré-candidato à presidência da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em São Paulo, depôs nesta quarta-feira na polícia em inquérito que apura a autoria de um e-mail postado no site ConJur, que o acusa de usar o julgamento do mensalão -ele é advogado do ex-deputado petista João Paulo Cunha. "O midiático Toron quer fazer do processo do mensalão um circo", dizia o texto, assinado por "Brecailo". Toron disse ao jornal que houve difamação. "É uma baixaria na história da OAB", disse à Folha.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!

Noticiário jurídico

A Justiça e o Direito nos jornais desta quinta

Autor

13 de maio de 2010, 12h28

O destaque das notícias desta quinta-feira (13/5) é a viagem do secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior e do chinês Paulo Li, acusado de chefiar a máfia chinesa em São Paulo, para Pequim, em fevereiro de 2009, a convite do governo chinês. A viagem teve o objetivo de discutir a cooperação entre os governos nas áreas de combate ao crime organizado e lavagem de dinheiro. Os jornais O Estado de S. Paulo e O Globo deram destaque ao caso.


Decisão contestada
De acordo com o Estadão, o Ministério Público Federal vai recorrer da decisão do juiz Clécio Braschi, da 8ª Vara Cível Federal de São Paulo, que decretou a extinção de processo contra dois ex-comandantes do DOI-Codi, coronéis reformados do Exército Carlos Alberto Brilhante Ustra e Audir Santos Maciel. Eles foram apontados pelo MPF como responsáveis por torturas e mortes naquela unidade militar nos anos 70.


Sob suspeita
O jornal O Globo informa que a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco instaurou, na quarta-feira (12/5), um processo ético-disciplinar contra o advogado Luiz Guilherme Passos Marinho. O advogado foi preso, na terça-feira (11/5,) por suspeitas de ter tentado roubar e estuprar uma ex-estudante de publicidade da universidade Unicap no estacionamento da instituição, em Recife. Caso seja considerado culpado, a OAB poderá expulsá-lo do quadro de advogados da instituição e proibi-lo de advogar.


Ficha suja
De acordo com a Folha de S. Paulo, o texto do projeto Ficha Limpa atinge apenas um político, Paulo Maluf (PP-SP), dos 70 deputados federais e 3 senadores paulistas e dos 37 líderes partidários do Congresso. O levantamento feito pela Folha, nestas bancadas, aponta que 37 congressistas já foram condenados, ou são réus ou indiciados, de acordo com o site da Transparência Brasil, mas apenas Maluf por ter uma condenação por órgão colegiado se enquadra nos requisitos da proposta.


Rendimentos ilegais
O auxílio-voto, adotado pelo TJ de São Paulo como compensação a um grupo de juízes do Estado, foi considerado ilegal e inconstitucional pelo CNJ. No julgamento, a maioria dos conselheiros seguiu o voto do relator, conselheiro Marcelo Neves, que alertou para o fato de alguns juízes estarem recebendo mais do que desembargadores que integram o TJ e até ministros do Supremo Tribunal Federal. O salário atual dos ministros do STF é de R$ 26.723,13. Pela Constituição Federal, o valor deveria ser o teto do funcionalismo público. A informação é do Estado de S. Paulo.
Clique aqui para ler no ConJur.


Improbidade administrativa
O ex-governador do Distrito Federal e pré-candidato Joaquim Roriz (PSC) foi condenado por improbidade administrativa pela juíza da 8ª Vara da Fazenda Pública do DF. A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia (PSDB), que era vice de Roriz no mandato de 2003 a 2007, também foi condenada. A informação é da Folha de S. Paulo.


Esquema de Corrupção
Segundo informações do jornal Estado de S. Paulo, o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, aparece no centro da suspeita de vazamento de uma das principais investigações do Ministério Público em Brasília nos últimos anos: a Operação Megabyte, que apurou o desvio de R$ 1,2 bilhão dos cofres públicos. Essa investigação, feita em 2008 por promotores do DF, atingiu Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais e delator do esquema do "mensalão do DEM".


Notícia barrada
O Diário do Grande ABC está proibido de divulgar notícias sobre o descarte de carteiras escolares pela prefeitura de São Bernardo do Campo. A liminar é da 1ª Vara Cível de Santo André, ao atender o pedido do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PDT). O ex-ministro do Trabalho pediu, ainda, direito de resposta e indenização por danos morais. Segundo o jornal O Globo, um terço da primeira reportagem do Diário do Grande ABC contestada na Justiça foi dedicado a fornecer as respostas da prefeitura sobre o caso.


Férias no Judiciário
O Globo informa que o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, defendeu as férias de 60 dias para os juízes. “Sei que magistrados não têm dia nem hora para trabalhar. A grande maioria trabalha sábado e domingo. Já assistimos à morte prematura de vários juízes por infarto”, disse Peluso.


Controle estrangeiro
O DCI informa que o jornal Brasil Econômico e o portal Terra são alvos de representação apresentada por entidades ao Ministério Público Federal. As entidades, entre elas a Associação Nacional dos Jornais, alegam que as publicações ferem a Constituição, que limita em 30% a participação de estrangeiros no controle de veículos de comunicação. 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!

Entrar
x fechar

Informe um problema