História das eleições

TRE-SP cria banco com dados de eleições desde 1933

Autor

18 de outubro de 2009, 6h10

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo criou a Paulística Eleitoral — um banco de dados com informações de mais de 3,4 mil candidatos que concorreram às eleições pelo Estado e pela capital. A estatística que permite a consulta das candidaturas em 113 eleições, desde a primeira, para a Assembléia Nacional Constituinte, em maio de 1933, até a última realizada em 2008.

A Paulística Eleitoral tem informações dos eleitos e não eleitos para as eleições majoritárias (presidentes da República, governadores de Estado e prefeitos da capital, com respectivos vices, além de senadores e suplentes) e de eleitos para os pleitos proporcionais (deputados federal e estadual, além de vereadores da capital). Abrange quase 80 anos de eleições, interrompidas apenas durante o Estado Novo (1937-1945).

Dispõe, ainda, de um sistema de busca por nome do candidato, ano do pleito e sigla do partido, entre outros, que facilita as pesquisas conforme o interesse do internauta.

Essa compilação completa do rol dos eleitos teve início em 2005, por meio de pesquisas feitas no tribunal pelas comemorações dos 60 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRE paulista.

 

 

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!