Fiscal dos jogos

MP-RJ vai acompanhar obras da Copa e das Olimpíadas

Autor

14 de outubro de 2009, 14h17

O Ministério Público do Rio de Janeiro criou na terça-feira (13/10) uma comissão especial para acompanhar as obras, serviços, compras, licitações e contratos referentes à Copa do Mundo de 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016. A informação é da Agência Brasil. O objetivo é evitar que haja descontrole na aplicação do dinheiro público, como ocorreu durante os Jogos Pan-Americanos de 2007, que teve os custos de muitos projetos aumentados, principalmente na reta final, alega ao MP.

A comissão é formada por cinco promotores de Justiça das áreas de proteção ao meio ambiente e da defesa do consumidor. A meta é fazer um trabalho preventivo, corrigindo eventuais erros e distorções. Estão previstos investimentos superiores a R$ 50 bilhões só para as Olimpíadas, a maior parte formada por verbas públicas.

“O Ministério Público quer fazer um trabalho preventivo para evitar demandas posteriores que venham prejudicar a sociedade. Não queremos ser repressivos e cobrar apenas após os problemas acontecerem, como no caso de embargar uma obra, por exemplo, se isso tiver que ocorrer. O que não queremos, nem podemos, é deixar os problemas serem criados”, afirmou o procurador-geral de Justiça do Rio, Cláudio Lopes.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!