Trabalho em creche

Lavar fraldas não gera adicional de insalubridade

Autor

27 de novembro de 2009, 10h43

Empregada que cuida de crianças em creche em regime de internato não faz jus ao adicional de insalubridade. O entendimento é da 6ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho que mandou excluir o pagamento do benefício da condenação do município de Pirassununga, em São Paulo.

De acordo com o relator do recurso, ministro Aloysio Corrêa da Veiga, a matéria já está pacificada no Tribunal Superior do Trabalho, em sua Orientação Jurisprudencial 4. A trabalhadora, segundo registros do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (SP), estava exposta à umidade ao lavar as fraldas das crianças da creche e em contato com crianças portadoras de doenças infectocontagiosas. Ela alegou, ainda, que manuseava objetos de uso pessoal das crianças sem prévia esterilização. Com base em laudo pericial conclusivo de que a empregada exercia atividades em ambiente insalubre, o TRT-15 concedeu o benefício à mulher. O município recorreu. Alegou que a insalubridade significa a exposição permanente e contínua a agentes infectocontagiosos, o que não ocorria no caso.

Segundo o ministro Corrêa da Veiga, o Anexo 10 da NR-15 trata de atividades ou operações executadas em locais alagados ou encharcados, com umidade excessiva, capazes de produzir danos à saúde dos trabalhadores, e o Anexo 14 relaciona as atividades que envolvem agentes biológicos. “Tais atividades não encontram previsão expressa nas portarias do Ministério do Trabalho”, afirmou o ministro Corrêa da Veiga. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior do Trabalho.

RR – 71/2007-136-15-00.3

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!