200 anos de História

Veja a entrevista dos autores de Justiça no Brasil

Autor

26 de novembro de 2009, 13h38

Os autores do livro Justiça no Brasil – 200 anos de História Paulo Guilherme de Mendonça Lopes e Patrícia Rios foram entrevistados, na última sexta-feira (20/11), pelo apresentador Jô Soares, da TV Globo. Lá eles citaram fatos relevantes da obra, que conta a história do Judiciário brasileiro desde a instalação da Casa de Suplicação, o primeiro tribunal de cúpula no país, em 1808, até os dias atuais, quando a Justiça passa a ter um papel cada vez mais ativo na vida do cidadão. Os autores são sócios do escritório Leite, Tosto e Barros Advogados. A entrevista, disponivel no Youtube, está dividida em duas partes. Num tom descontraído, o apresentador contou uma historinha sobre Habeas Corpus e citou fatos memoráveis de entrevistas feitas por ele durante os anos narrados no livro. (Veja os dois vídeos, a seguir e depois do segundo parágrafo, da entrevista)

Com 240 páginas ricamente ilustradas em edição de luxo, Justiça no Brasil faz o relato detalhado da evolução do Judiciário brasileiro, dentro do contexto da história política nacional. Antes de atingir o marco histórico de 10 de maio de 1808 — data da independência da Justiça brasileira com a implantação da Casa de Suplicação no Rio de Janeiro — os autores repassam os episódios vividos pelo Judiciário no país, desde a chegada de Pedro Álvares Cabral, que já trazia em sua comitiva um desembargador. Com efeito, revela o livro que o frei Henrique de Coimbra embarcou na esquadra de Cabral justamente por seu notório saber jurídico.

No posfácio da obra, os autores lembram que nunca antes neste país, o Judiciário ocupou espaço tão proeminente na vida nacional a ponto de ser acusado de invadir o espaço dos outros poderes da República ou de propiciar uma excessiva judicialização dos atos sociais. A leitura do livro de Mendonça Lopes e Patrícia Rios ajuda a entender esse fenômeno contemporâneo.

Justiça no Brasil – 200 Anos de História é a segunda iniciativa editorial que reúne o Leite Tosto e Barros, a ConJur Editorial, a empresa TBE (Transmissoras Brasileiras de Energia) que patrocinou a obra, e um episódio da história da Justiça no Brasil. Antes, essa união de empreendedores já havia produzido O Processo de Tiradentes, um resgate do julgamento do maior herói da história do Brasil.

(Clique aqui para comprar Justiça no Brasil – 200 Anos de História)
(Clique aqui para comprar O Processo de Tiradentes)

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!