Consultor Jurídico

Tribunais deverão implantar sistema de malote eletrônico até março

26 de novembro de 2009, 13h26

Por Redação ConJur

imprimir

Até março de 2010, todos os tribunais do país deverão implantar o sistema de envio de correspondência por meio de malote eletrônico. A recomendação está em resolução aprovada na sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça desta terça-feira (24/11). O relator da resolução, conselheiro Walter Nunes, esclareceu que não há obrigatoriedade de os tribunais utilizarem o Sistema Hermes, recomendado.

“Os tribunais poderão adotar outro sistema, desde que ele permita uma comunicação eletrônica entre os demais tribunais”, ressaltou. O Sistema Hermes foi recomendado por ser abrangente e permitir esse tipo de comunicação entre os tribunais.

Desenvolvido pela Secretaria de Informática do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, o Sistema Hermes permite o envio de um grande volume de documentos pela internet. Além de dar mais rapidez à comunicação dos atos processuais e administrativos e contribuir para acabar com o trânsito dos processos em papel, o sistema é econômico e dá mais segurança à tramitação dos processos, ao evitar extravios.

A preocupação do CNJ ao aprovar a resolução é com a celeridade dos processos e a simplificação da comunicação entre os órgãos. Até janeiro de 2010, o próprio Conselho passará a adotar o Sistema Hermes. Os tribunais interessados em implantar o sistema terão que assinar um termo de adesão com o Conselho Nacional de Justiça. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

ATO 200910000066914