Perda no Direito

Morre a professora de Direito Lúcia Valle Figueiredo

Autor

23 de novembro de 2009, 16h26

Morreu na madrugada desta segunda-feira Lúcia Valle Figueiredo, professora da PUC de São Paulo e juíza aposentada do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP e MS). O sepultamento aconteceu às 17h desta segunda, no cemitério do Morumbi, com a presença de ilutres colegas da Justiça Federal, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade de São Paulo, como o constitucionalista Celso Bandeira de Mello, o desembargador federal e professor Newton de Lucca, o professor Adilson Dallari e o advogado e professor Carlos Ary Sundfeld.

Lúcia Valle Figueiredo estava internada na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o último dia 14. Ela sofreu uma parada cardiorrespiratória quando estava no salão de cabeleireiros, e foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No hospital, os médicos conseguiram reanimá-la.

Lúcia foi uma das mais renomadas especialistas em Direito Administrativo no país. Formada pela USP na mesma turma de grandes nomes do Direito como Manoel Gonçaves Ferreira Filho, Ada Pellegrini Grinover e Dalmo Dallari, ela era titular da cadeira de Direito Administrativo da PUC de São Paulo. Foi pela PUC-SP que ela obteve a livre-docência. Ela também foi procuradora municipal de São Paulo e assessora do Tribunal de Contas do município. Estava atuando como advogada e consultora jurídica.

A juíza era autora de mais de uma dezena de livros. Entre eles Direitos dos Licitantes, de acordo com a Lei n. 8.6666/93, Dispensa e Inexigibilidade de Licitação, em co-autoria com Sérgio Ferraz, Estudos de Direito Tributário e Mandando de Segurança.

Seu Curso de Direito Administrativo é referência na matéria e muito usado nas faculdades de Direito. Nascida em Recife, ela deixa quatro filhos.

Em nota oficial divulgada, a Ordem dos Advogados do Brasil, subseção São Paulo, lamentou a morte da professora. O presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D´Urso, disse que “a advocacia brasileira perde uma referência na área de Direito Administrativo, uma vez que a professora Lucia Valle Figueiredo foi uma das maiores especialistas neste ramo do Direito, deixando um legado da máxima importância para as gerações de operadores do Direito, que ajudou a formar; assim como para as futuras gerações, que buscarão conhecimento e inspiração em suas obras”.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!