Consultor Jurídico

IAB assina acordo de cooperação com associação de juízes cubanos

20 de novembro de 2009, 23h14

Por Redação ConJur

imprimir

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, está em Cuba para a celebração de um acordo de cooperação entre o Instituto e a União dos Juristas de Cuba. A idéia é promover o intercâmbio visando tanto a publicação de artigos em revistas digitais e impressas das duas instituições quanto o intercâmbio na realização de eventos institucionais.

No próximo dia 9 de dezembro, o IAB promove evento no Rio que terá a presença de estudiosos cubanos e venezuelanos para debater a iniciativa de leis de soberania popular.

Em Cuba, o presidente do IAB também mantém contatos com a Casa das Américas,  centro cultural cubano, para viabilizar um futuro convênio de intercâmbio com o Centro Cultural do IAB. Segundo Maués, o itneresse no centro de estudos se justifica uma vez que Cuba tem uma estrutura jurídica-política bem diversa da brasileira.

Para Henrique Maués, "são dois países que precisam se aproximar para estudar suas formas de organização política e jurídica, visando à aproximação e à melhoria dos dois sistemas. Os cubanos tem muito a aprender conosco, mas nós também temos muito a evoluir observando o sistema cubano". Com informações da Assessoria de Imprensa do IAB.