Eleições da OAB

D’Urso lidera apuração oficial em São Paulo

Autor

18 de novembro de 2009, 20h27

Numa disputa voto a voto, Luiz Flávio Borges D’Urso lidera a corrida para exercer um terceiro mandato como presidente da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, agora de acordo com os dados oficiais da apuração. Às 3h, quando foi suspensa a apuração oficial, D’Urso somava 46.033 votos contra 41.066 conferidos ao candidato de oposição Rui Celso Fragoso. Falta ainda totalizar os boletins de 119 urnas de pequenas cidades do interior, mas os votos restantes parecem insuficientes para mudar o resultado. A apuração será retomada na manhã desta quinta-feira (19/11).

Depois de perder a eleição na capital para Fragoso por cerca de 2 mil votos, D’Urso conseguiu reverter a contagem à medida que a apuração avançava no interior. Em terceiro lugar na apuração oficial, aparece o candidato Hermes Barbosa, com 16.911 votos e em quarto Leandro Pinto, com 10.565. Os votos nulos somavam 7.994 e os brancos 6.622. Foram computados já 129.191 votos de 373 urnas eleitorais. Somados os votos da oposição chegam a 68.542. Estavam habilitados para votar 186 mil advogados de todo o estado.

Na noite de terça-feira (17/11), dia de votação em São Paulo, os dois candidatos chegaram a anunciar a própria vitória no pleito com base em apurações paralelas feitas pelas equipes de campanha. Segundo D’Urso, a vitória estava assegurada por uma diferença de 7 mil votos. Nas contas de Fragoso, sua vantagem definitiva ficaria na casa dos 2 mil votos. Apesar da votação usando as urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral, a apuração das eleições em São Paulo se desenrola lentamente. Mesmo com o clima tenso da apuração, a votação transcorreu de forma tranquila na terça-feira. Bem mais agitados foram os últimos dias da campanha, com acusações de parte a parte.

Tocantins
Ercílio Bezerra foi reeleito para a presidência da seccional da OAB em Tocantins, colocando uma diferença de 358 votos sobre o conselheiro federal Julio Solimar. Apesar da pequena diferença, Bezerra venceu em 11 das 13 subseções do estado, inclusive a capital  O processo eleitoral transcorreu sem incidentes, das 8h às 17h. O resultado final com todos os votos apurados foi divulgado às 19 horas.

Eleições da quinta
Nesta quinta-feira, estão programadas as eleições em Goiás e Mato Grosso. Em Goiás, quatro candidatos disputam a presidência: Henrique Tibúrcio, João Mendes de Rezende, Márcio Messias Cunha e Leon Denis Bueno da Cruz. Em Mato Grosso, a corrida é entre dois concorrentes: Cláduio Stábile e João Vicente Scaravelli.


Os eleitos
AC
– Florindo Silvestre Poersh
DF – Francisco Queiroz Caputo Neto
MS – Leonardo Avelino Duarte
PA – Jarbas Vasconcelos
PR – José Lucio Glomb
RJ – Wadih Damous
RS – Cláudio Lamachia
RO – Hélio Vieira
SC – Paulo Roberto de Borba
TO – Ercílio Bezerra


Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!