Consultor Jurídico

Notícias

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Eleições da OAB

Borba é releito em SC; oposição vence no DF

Por 

Aconteceram nesta segunda-feira as eleições para a direção da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil em oito estados. No começo da noite, começaram a ser divulgados os resultados. Em Santa Catarina, o atual presidente Paulo Roberto de Borba foi reeleito. No Distrito Federal, a chapa de oposição Questão de Ordem, liderada por Francisco Queiroz Caputo Neto, foi a vencedora, deixando em segudo lugar o atual vice-presidente Ibaneis Rocha Barros Junior.

No Distrito Federal, a diferença de votos entre primeiro e segundo colocados foi de cerca de 400 votos. Caputo Neto obteve 4.783 votos, contra 4.383 de Ibaneis Rocha. Em terceiro lugar, ficou Esdras Dantas (2.725) e, em quatro, Ulisses Borges de Resende (2.054). Em branco, foram computdos 382 votos e nulos, 300. No total, votaram 14.627 advogados.

Em Santa Catarina, 17 mil eleitores foram às urnas eletrônicas, emprestadas pelo TRE, para reconduzir ao cargo de presidente Paulo Roberto de Borba. Em segundo lugar, ficou Tulio Cavallazzi e, em terceiro,  Marcus Antônio Luiz da Silva. Fazem parte da chapa vencedora Márcio Luiz Fogaça Vicari (vice-presidente), Waltoir Menegotto (secretário-geral), Elidia Tridapalli (secretária-geral) e José Carlos Damo (tesoureiro). A posse dos eleitos está marcada para o dia 1º de janeiro de 2010.

Em Mato Grosso do Sul, o eleito foi Leonardo Avelino Duarte, 33 anos. A disputa movimentou cerca de sete mil advogados do estado. Também integram a diretoria que assumirá no dia 1º de janeiro os advogados Júlio César Souza Rodrigues (vice-presidente), Rachel de Paula Magrini (secretária-geral), Luciana Cássia de Azambuja (secretária-adjunta) e André Luis Xavier Machado (tesoureiro). Leonardo Duarte venceu com uma vantagem de 310 votos sobre o atual secretário-geral, Ary Raghiant Neto.

No Acre, Florindo Silvestre Poersh foi reeleito com 534 votos. Em segundo lugar, com 257 votos, ficou Francisco Silvano Rodrigues Santiago. As eleições ocorreram na sede do Tribunal Regional Eleitoral, em Rio Branco. Integram a chapa vencedora Marcos Vinicius Jardim Rodrigues (vice-presidente), Fernando Tadeu Pierro (secretário-geral), Erick Lima do Nascimento (secretário-adjunto) e Carlos Alberto de Souza Pompeo (tesoureiro).

No Rio Grande do Sul, com 66% dos votos apurados, o atual presidente Cláudio Lamachia praticamente garantiu sua reeleição com 75% da votação. Às 21h30, com a apuração ainda em andamento, a chapa encabeçada por Cláudio Lamachia já somava 17.102 votos, contra 3.120 de Mathias Nagelsten e 1.432 de Leonardo Kauer Zinn. JUntamente com lamachia, estão virtualmente eleitos Jorge  FErnando Estevão Maciel (vice-presidente), Sulamita Terezinha Santos Cabral (secretária-geral), Maria Helena Camargo Dorneles (secretária-geral adjunta) e Luiz Henrique Cabanellos Schuh (tesoureiro).

Nesta segunda-feira, houve eleições também no Pará, Rio de Janeiro e Rondônia. As votações ocorreram entre 9h e 17h e em seguida procedeu-se à apuração dos votos. Nestas seccionais, os resultados ainda não foram divulgados.

Terça-feira
As eleições para as diretorias das 27 seccionais da Ordem para o triênio 2010/2012 prosseguem nesta terça-feira (17/10) em São Paulo e Paraná. Simultaneamente, os advogados estão escolhendo os três conselheiros federais que representarão seus estados junto à OAB Nacional. Ao todo, serão escolhidos 81 conselheiros federais, que ficarão responsáveis pela eleição do sucessor do presidente nacional da entidade, Cezar Britto.

Em Curitiba, a votação será no Pavilhão de Exposições do Parque Barigui. Concorrem duas chapas: a XI de Agosto é encabeçada por José Lucio Glomb e OAB Unida - a Ordem pelo advogado, por Arnaldo Faivro Busato Filho. Cerca de 37 mil advogados de todo o Paraná devem participar da votação.

Em São Paulo, a corrida pela diretoria da OAB-SP e das 223 subseções do  estado levará às urnas um contingente de 186 mil eleitores em 719 seções eleitorais. No interior, estão aptos a votar 99.695 advogados. Quatro chapas disputam o comando da OAB-SP: Chapa 11, Renovação da OAB-SP tem na cabeça Leandro Donizete Pinto, Chapa 12 - OAB para Todos segue Raimundo Hermes Barbosa, Chapa 13 - Sou Mais D'Urso é liderada pelo atual presidente da entidade, Luiz Flávio Borges D'Urso, e a Chapa 14 - Em Defesa da Advocacia leva o nome de Rui Celso Reali Fragoso como candidato a presidente.

Os eleitos desta segunda-feira:
DF - Francisco Queiroz Caputo Neto
MS - Leonardo Avelino Duarte
SC - Paulo Roberto de Borba

 é diretor de redação da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 16 de novembro de 2009, 21h13

Comentários de leitores

0 comentários

Comentários encerrados em 24/11/2009.
A seção de comentários de cada texto é encerrada 7 dias após a data da sua publicação.