MERCADO JURÍDICO

Futuro dos escritórios está no planejamento

Autor

11 de novembro de 2009, 2h56

Organização, informatização, gestão de pessoas, marketing e, principalmente, planejamento estratégico. Esses são os principais ingredientes para escritórios de advocacia, dos grandes centros ou não, sobreviverem no aquecido mercado Jurídico por conta das concentrações empresárias. O alerta é da consultora de marketing Anna Luiza Boranga, presidente da Fenalaw. A consultora conta ao ConJur a recente experiência que teve em promover, pela primeira vez, o evento fora do eixo Rio-São Paulo. A feira de advogados foi promovida em duas regiões diferentes: Nordeste e Sul e, agora, está prestes a acontecer em Minas Gerais, com início marcado para o dia 24 de novembro.

A principal constatação de Anna Luiza em suas andanças está na carência de informação técnica dos escritórios regionais. Ela aponta que eles estão crescendo muito, em ritmo maior do que em centros tradicionais como São Paulo. O fenômeno, segundo ela, se dá pelas novas demandas dos negócios regionais. Assim, os especialistas têm buscados eventos como a Fenalaw para entender do mercado e de técnicas desenvolvida por grandes escritórios como Pinheiro Neto, Veirano Advogados, Demarest & Almeida Advogados e Tozzini Freire Advogados, que estão entre os mais admirados do país.

“A advocacia do Rio Grande do Sul, por exemplo, é bastante bairrista. Eles têm proteção de mercado, mas ao mesmo tempo já estão competindo com São Paulo. Nessa competição, eles valorizam a troca de informações, mas sabem que o produto e a mão de obra deles são mais importantes para o mercado local do que a de um paulista. São Paulo não é mais visto como mercado único”, registra a especialista.

O ponto negativo, apontado por Anna está na Advocacia de massa. Ela conta que escritórios estão usando o preço baixo como diferencial, em detrimento da própria imagem da Advocacia. Por fim, destaca que a Advocacia só terá futuro com planejamento estratégico e com fusões e aquisições, pois a competição está cada dia mais acirrada entre os operadores do Direito.


30º Aniversário
A Advocacia Sandoval Filho está completando 30 anos em 2009. Com sede em São Paulo, o escritório é especializado na defesa do servidor público, com destaque para funcionários da rede estadual. Foi pioneiro ao propor intervenção federal no estado de São Paulo como medida jurídica extrema, prevista na Constituição Federal, para obrigar o Executivo a pagar os precatórios alimentares, decorrentes de sentenças judiciais definitivas envolvendo dívidas do estado com servidores públicos. O pedido foi acolhido por unanimidade pelo Tribunal de Justiça do Estado em 2001 e remetido ao Supremo Tribunal Federal. O relator do caso no STF foi o ministro Marco Aurélio, então presidente da corte, que elaborou um histórico parecer acatando o pedido de intervenção, na ocasião.


Líder no setor
O ranking de indicações de escritórios de advocacia para a América Latina da Chambers and Partners para 2010 acaba de ser divulgado. No topo da lista, o escritório brasileiro PMKA Advogados Associados, no seguimento Direito Imobiliário. De 23 emissões de CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) de shopping centers neste ano, 21 operações foram estruturadas pelo escritório PMK, segundo Juliano Cornacchia, coordenador da área de Mercado de Capitais do escritório. O PMKA está entre os primeiros também na área de estruturação de operações de recebíveis imobiliários, de acordo com a consultoria brasileira Uqbar Empresa Conhecimento Financeiro.


Sob nova direção
O advogado Palmarino Frizzo Neto é o novo diretor jurídico da Rossi Construtora. Frizzo Neto atuou no grupo por mais de 10 anos, retornando agora à incorporadora, depois de nove anos fora, para ser responsável por todas as operações jurídicas da Rossi. A criação do cargo está alinhada à estratégia de negócios da empresa, que pretende concentrar dentro da própria Rossi todas as estruturas jurídicas (imobiliária, societária e operacional). Com a formação de um jurídico único, a empresa se estrutura para acompanhar a estratégia de crescimento para os próximos anos.


Sangue novo
A banca do Siqueira Castro Advogados acaba de ganhar um novo membro. Carlos Eduardo Vianna Cardoso é o mais novo sócio do setor trabalhista no Rio de Janeiro. Ele trabalhou em renomados escritórios de advocacia, bem como no departamento jurídico da Light. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil nas seções Rio de Janeiro, Distrito Federal e São Paulo. Nos últimos anos, coordenava o setor trabalhista do TozziniFreire no Rio de Janeiro, onde também exercia a coordenação desta unidade.


Chefe trabalhista
O TozziniFreire Advogados também ganhou novo sócio: o advogado Mauricio Mitsuru Tanabe. Além de ter construído boa parte de sua carreira no TozziniFreire, ele teve trajetória de sucesso em empresas como TIM Brasil e British Telecommunications. Com sólida experiência na área jurídica e de recursos humanos, com ênfase em Direito Trabalhista, Previdenciário, Sindical e Segurança do Trabalho, Mauricio Tanabe chefiará a área trabalhista na filial do Rio de Janeiro.


Novo endereço
O escritório Pugliese e Gomes inaugurou mais uma filial em Santa Catarina. Com a matriz em São Francisco do Sul e atendimento há 15 anos também em Joinville, os advogados agora atenderão na capital catarinense. De acordo com Roberto J. Pugliese, um dos quatro advogados responsáveis, "o escritório irá atender todos os segmentos jurídicos e poderá dar apoio logístico a outros escritórios do interior de Santa Catarina ou de outros estados que precisam atuar em Florianópolis".


PELAS SOCIEDADES
►O Felsberg e Associados promove o encontro Sucesso no Mercado Alemão”. O evento, promovido em parceria com o Felsberg & Partners Europe, acontece no dia 20 de novembro, no Industrie-Club de Düsseldorf, na Alemanha. O objetivo é promover um intercâmbio comercial entre empresários latinoamericanos, portugueses e espanhóis.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!