Eleições 2009

Treze candidatos tentam manter o cargo na OAB

Autor

7 de novembro de 2009, 5h17

Entre 16 e 28 de novembro ocorrem as eleições nas seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil em todo o país. Mais de 70 chapas concorrem ao comando das seccionais nos estados. Pelo menos 13 presidentes em exercício tentam permanecer no cargo com a reeleição. Em São Paulo, Luiz Flávio Borges D’Urso concorre ao terceiro mandato. Em Rondônia e Espírito Santo, Hélio Vieira e Homero Junger Mafra, já estão eleitos: são candidatos únicos

Jeferson Heroico
Quem concorre - tabela - Jeferson Heroico 

As eleições começam no dia 16, segunda-feira, quando os advogados de oito estados comparecem diante das urnas. É dia de votação no Distrito Federal, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. São Paulo vota no dia 17, Minas Gerais no dia 21, Bahia 25 e Pernambuco 26. A rodada de pleitos seccionais se encerram no dia 28 com as eleições na Paraiba. Aí começa a corrida para a eleição do presidente do Conselho Federal.

Jeferson Heroico
Datas das eleições - tabela - Jeferson HeroicoNo Piauí, as eleições estão marcadas para o dia 21 de novembro. Três chapas concorrem à presidência. “Aprovo OAB”, do candidato Sigifroi Moreno Filho, pretende continuar a atual gestão de José Norberto Lopes Campelo. A “OAB de Verdade”, de Joaquim Barbosa de Almeida Neto está na oposição, bem como Elisabeth Memória Aguiar, que concorre com a chapa "OAB e Você".

No dia 16 de novembro, Claudio Lamachia tenta a reeleição na OAB do Rio Grande do Sul com a Chapa “OAB Mais”. Na oposição, Mathias Nagelstein concorre pela Chapa “Nova Atitude” e Leonardo Kauer Zinn, pela “Muda OAB”.

Em Mato Grosso do Sul há duas chapas concorrendo. As eleições estão marcadas para o dia 16/11. A “OAB para Todos” com o candidato à presidente Ary Raghiant Neto, que tem entre seus membros o atual presidente Fábio Trad. Na oposição, “Nova Ordem, OAB de Verdade” concorre com Leonardo Avelino Duarte.

Em Goiás, Henrique Tibúrcio está à frente da chapa “OAB Forte”, hoje na vice-presidência da seccional goiana. Na oposição, concorrem ainda no estado as chapas “Justa e Cristalina”, com João Mendes de Rezende, a “OAB Melhor”, com Márcio Messias Cunha e “Renovação”, com Leon Deniz Bueno da Cruz. As eleições estão marcadas para o dia 20 de novembro.

Jeferson Heroico
Quem concorre à reeleição - tabela - Jeferson HeroicoNo dia 19, em Mato Grosso, Cláudio Stábile lidera a chapa “Pela Valorização do Advogado” que pretende dar continuidade à gestão de Francisco Anis Faiad. Na oposição, está João Vicente Scaravelli, com a chapa “OAB Independente”.

Em Roraima, a chapa “Unidos Pela Ordem” tenta a reeleição de Antonio Oneildo Ferreira. Na oposição, está José Demontiê Soares Leite, com a chapa “OAB para Todos”. As eleições serão no dia 27.

Na Paraíba, a Chapa “Avança OAB” é encabeçada pelo atual presidente que tenta reeleição, José Mário Porto Júnior. Na oposição, Odon Bezerra Cavalcanti Sobrinho concorre pela chapa "OAB: um novo tempo”. Os advogados devem se apresentar às urnas no dia 28.

“Uma Ordem Para Todos” tem como candidato o atual presidente da OAB do Acre, Florindo Poersch. Na oposição apenas uma chapa, a “Prerrogativas do Advogado”, com Francisco Silvano Rodrigues Santiago. As eleições ocorrem em 16 de novembro.

Em São Paulo há quatro chapas. Luiz Flávio Borges D´Urso tenta a reeleição a frente da Chapa “Mais D’Urso”. Hermes Barbosa concorre ao cargo com a Chapa “OAB para Todos”. Leandro Pinto encabeça a Chapa “Renovação” e Rui Fragoso, com o lema “Em Defesa da Democracia”. A disputa está marcada para 17 de novembro.

Nas eleições para a OAB no Rio de Janeiro, Wadih Damous é candidato à reeleição. Ele concorre pela Chapa “Nova OAB”. Na oposição, Luciano Viveiros de Paula concorre na Chapa “OAB de Portas Abertas” e Lauro Mário Perdigão Schuch pela “Mais OAB”. As eleições estão marcadas para 16 de novembro.

Em Brasília, a chapa “Unidos pela Ordem” que pretende acompanhar a gestão de Estefânia Viveiros é liberada por Ibaneis Rocha Barros Júnior. Na oposição, Francisco Caputo, da Chapa “Questão de Ordem”, Ulisses Borges, com a “Nova Ordem” e Esdras Dantas com “Ordem na Casa”. A disputa está marcada para o dia 16.

Omar Coêlho de Mello tenta a reeleição pela chapa “A Ordem é advocacia”, em Alagoas. Disputa a vaga com ele Everaldo Bezerra Patriota, com a Chapa “Pelo Advogado”. As eleições no estado serão no dia 27.

No dia 20, Washington dos Santos Caldas tenta a reeleição com a chapa “Unidos pela Ordem”, no Amapá. Disputam a oposição Alessandro de Jesus Uchôa de Brito, com “A Força dos Advogados” e Ulisses Trasel, com “OAB Mudança”.

Na Bahia, Saul Quadros tenta a reeleição no dia 25 de novembro com a chapa “Ação e Ética”. Mais três advogados tentam a vaga: Dinailton Oliveira, pela Chapa “OAB de Verdade”, Roque Aras, com “A Nova Ordem” e José Amando Sales Mascarenhas Junior, com o lema “Procuramos independência”.

No Ceará, José Erinaldo Dantas Filho, com a Chapa “A Ordem é do Advogado” tenta a vaga para manter a gestão do atual presidente Hélio das Chagas Leitão Neto. Valdetário Andrade Monteiro, com “OAB Pra Valer” e Edson Antônio Cruz Santana, com “Nova OAB”, disputam na oposição. As eleições são no dia 20.

No Maranhão, a chapa “Avançar Sempre” de Mario de Andrade Macieira tem no conselho o atual presidente da seccional José Caldas Gois. Na oposição, Carlos Roberto Feitos, da “Juntos Pela Ordem” e Issac Rubens Britto Dias, pela Chapa “Jámenes Calado”. Os advogados vão às urnas no dia 20.

Jarbas Vasconcelos do Carmo encabeça a chapa “Juntos para Avançar” no Pará com apoio da atual presidente Angela Serra Sales. Na oposição, Sergio Alberto Frazão do Couto, com “OAB Independente” e Mailton Marcelo Silva Ferreira, com a “Nova Ordem”. A votação está marcada para o dia 16.

Em Pernambuco, à frente da chapa “A Ordem Continua” do atual presidente Jayme Jemil Asfora Filho, está Henrique Neves Mariano. Na oposição, Julio Oliveira com a Chapa “Ação para Transformar” e Ricardo Nascimento do “OAb Mais Perto de Você”. A escolha será feita no dia 26.

No Rio Grande do Norte, Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira tenta a reeleição com a chapa “A Ordem é dos Advogados”. Na oposição, Maria Lucia Cavalcanti tenta a vaga com a Chapa “Advocacia mais Forte”. Josoniel Fonseca da Silva é candidato pela chapa “Mudança, avanço e crescimento”. As eleições estão marcadas para dia 20.

O atual presidente da OAB de Santa Catarina, Paulo Roberto de Borba, da chapa “Cidadania” tenta a reeleição no estado. Na oposição, Tullo Cavallazzi Filho concorre pela chapa “Nova Ordem”. Já Marcus Antonio Luiz da Silva lidera a chapa “Oposição de Respeito”.

Em Sergipe, “Ética e Independência”, encabeçada pelos advogados Carlos Augusto Monteiro Nascimento disputam a vaga para manter a gestão de Henri Clay Santos Andrade. “OAB de todos nós”, de Eduardo Macedo está na oposição com Emília Correa, da Chapa “Em defesa do advogado”. Os advogados vão às urnas no dia 20.

No Amazonas, Eid Badr tenta a presidência da OAB com a chapa “Renovar é Preciso”. Ele é vice-presidente na atual gestão de Aristófanes Bezerra de Castro Filho. A Consultor Jurídico não conseguiu contato com a seccional para divulgar as demais chapas. As eleições serão no dia 27. A OAB de Minas Gerais informou que vai disponibilizar as chapas no site na segunda-feira (9/11). As eleições serão no dia 21/11.

Chapas Únicas
Em Rondônia e Espírito Santo a eleição está garantida para os únicos candidatos inscritos. Com as chapas únicas, os advogados registram seu voto no dia as eleições, 16 e 25 de novembro, já sabendo do resultado. Rondônia deve manter na diretoria, Helio Vieira, com a chapa “Sempre Forte e Atuante “. No Espírito Santo, 16 de novembro, a seccional terá novidade com a gestão de Homero Junger Mafra, da chapa “A Voz do Advogado”. Hoje, a presidência da seccional é de Antonio Augusto Genelhu Junior.

Autores

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!