Intercâmbio jurídico

STF e associações assinam acordo sobre Mercosul

Autor

25 de março de 2009, 22h19

Compartilhar experiência para aperfeiçoar o Poder Judiciário dos países do Mercosul. Este é o objetivo de um acordo assinado nesta quarta-feira (25/3) entre o Supremo Tribunal Federal, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) e a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe). O acordo complementa parceria assinada em novembro de 2008 pelas cortes superiores dos países do Mercosul durante o 6º Encontro das Cortes Supremas do Mercosul.

O acordo permitirá, por exemplo, que juízes de outros países venham ao Brasil para conhecer o funcionamento do Judiciário brasileiro. Para o presidente do STF, ministro Gilmar Mendes, muitos países têm mostrado interesse nos bons exemplos brasileiros.

“Recentemente, tivemos a visita do presidente da Suprema Corte da Rússia e ele ficou encantado com o nosso desenvolvimento”, ressaltou. Ele citou o exemplo da TV Justiça, uma experiência brasileira que pode servir de modelo para o Mercosul. “A TV Justiça é um modelo de sucesso que muitos querem adotar em seus países. Nós queremos socializar aquilo de bom que nós temos”, salientou o ministro.

“O acordo visa o aperfeiçoamento da magistratura, a troca de experiência entre as nações envolvidas. Ele vai enriquecer a magistratura brasileira”, afirmou o presidente da AMB, Mozart Valadares.

O presidente da Ajufe, Fernando Mattos, também acredita que o Brasil será um exemplo para outros países. “O Judiciário brasileiro é extremamente rico em experiências e bem organizado. Temos independência administrativa e funcional.”

Já nos próximos dias, o Supremo deve receber dois estagiários vindos do Mercosul. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!