Busca da verdade

Protógenes prepara sua volta à CPI dos Grampos

Autor

25 de março de 2009, 15h57

O delegado Protógenes Queiroz voltou a dizer que vai apresentar nomes, individualizar as condutas e apontar qual o papel de cada um no “esquema criminoso montado pelo bandeiro Daniel Dantas” à CPI dos Grampos. A revelação, dessa vez, foi feita após participar de reunião com a bancada do Psol, no Senado. As informações são da Agência Brasil.

O delegado vai depor no dia 1º de abril. Será o segundo depoimento à CPI das Escutas. Para os parlamentares, o delegado mentiu quando disse que a participação da Agência Brasileira de Inteligência foi informal e restrita a poucos agentes.

“[Os delegados] mentiram perante a CPI, dizendo que as atividades desenvolvidas foram informal com quatro ou seis agentes, quando na verdade ela foi totalmente formal com agentes da Abin”, disse o deputado Marcelo Itagiba (PMDB-RJ).

O deputado não pretende esperar a conclusão da comissão para propor o indiciamento dos delegados Paulo Lacerda e Prótogenes Queiroz, além de Milton Campana e do banqueiro Daniel Dantas.

“Tenho notícia que os membros da CPI têm fragmentos da operação e se, por ventura, me forem apresentados, vou dar nomes, individualizar condutas e dizer o papel que cada pessoa tem no esquema”, disse Protógenes.

Na reunião, o delegado foi receber apoio parlamentar e a garantia de que não há chance de ser preso durante o depoimento à CPI. O delegado afirmou que não teme ser preso.

Em entrevista ao portal Uol, o delegado tinha dito que não teve acesso aos dados compartilhados com a CPI dos Grampos. Por isso, se for confrontado com os dados, vai esclarecer tudo, dar nome e sobrenome de quem está ligado a Dantas. O delegado se refere ao material colhido pelas investigações da Polícia Federal que apura eventuais irregularidades cometidas pelo próprio delegado na Operação Satiagraha. Protógenes foi afastado da operação.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!