Imortal do Direito

Asfor Rocha é diplomado membro honorário da ABLJ

Autor

24 de março de 2009, 12h45

“Dentro de cada processo, latejam vidas humanas, com toda a sua complexidade natural e mais a confiança e a espera paciente por uma solução que lhes proporcione a merecida Justiça”. A frase é do presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Cesar Asfor Rocha, em cerimônia que o diplomou membro honorário da Academia Brasileira de Letras Jurídicas (ABLJ).

Ao agradecer a homenagem, que aconteceu na sede do Instituto dos Advogados do Brasil, no Rio, o ministro Cesar Rocha disse que o título o motiva “para o estudo reflexivo e sistemático das responsabilidades da função de julgar”.

Asfor Rocha também falou da demora do Judiciário. “Qual será a nossa Justiça se os processos se eternizam, se as sentenças chegam tardas e frias?”, perguntou. O ministro afirmou que o empenho para agilizar o Judiciário é grande. Mas lembrou que isso deve ser feito “sem magoar as garantias do processo”. Também afirmou que é preciso aumentar a confiança da população no Judiciário, “mas sem cortejar o favor ou a simpatia da mídia”.

A saudação ao novo membro honorário coube ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, acadêmico da ABLJ. Para o ministro, Asfor Rocha exerce a presidência do STJ “cioso de suas graves responsabilidades e comprometido com a tarefa de colocar o STJ em sintonia com os novos tempos e com os avanços da cidadania”.

O presidente da ABLJ, Othon Sidou, afirmou que, pela importância que se atribui ao diploma de membro honorário, este é concedido com “certa avareza”. A ABLJ reúne hoje 50 membros titulares e apenas 11 membros honoráveis, um dos quais, Bernardo Cabral, presente à solenidade.

Fundada em 1974, a ABLJ tem a função de acompanhar a evolução do pensamento jurídico universal e contribuir para a sua construção. A entidade reúne nomes de grandes juristas do país. Dela participam ou participaram, formando seu patrimônio intelectual: Pontes de Miranda, César Salgado, Afonso Arinos, Orlando Gomes, Pinto Ferreira, Miguel Reale, Arnaldo Sussekind, Nelson Saldanha, Cesarino Junior, Ives Gandra Martins, Roberto Rosas, entre outros.

O evento contou com a presença de vários ministros do STJ, como Gilson Dipp, Paulo Gallotti, Luiz Fux, Arnaldo Esteves Lima, Humberto Martins, Herman Benjamin, Luis Felipe Salomão, do ministro do STF Menezes Direito, do ex-presidente do STJ ministro Costa Leite, do presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, entre outras personalidades do mundo jurídico.

Asfor Rocha é autor das obras jurídicas A Luta pela Efetividade da Jurisdição, Clóvis Beviláqua em outras palavras, Clóvis Beviláqua. O ministro é ainda coautor dos livros Direito e Medicina – Aspectos jurídicos da medicina e O Novo Código Civil – Estudo em homenagem ao professor Miguel Reale. Com informações da Assessoria de Imprensa do Superior Tribunal de Justiça.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!