Moral provisória

Jornalista lança livro sobre ética em São Paulo

Autor

20 de março de 2009, 20h33

Capa do livro Ética, Jornalismo e a Mídia

"A moral no jornalismo, é sempre a moral provisória, aquela moldada para caber em cada momento e em cada necessidade – argumentos idênticos costumam ser usados para condenar ou glorificar um personagem”. A frase é do jornalista Caio Túlio Costa, cujo livro Ética, jornalismo e nova mídia – Uma moral provisória será lançado no dia 30 de março, na Livraria Cultura, em São Paulo (Av. Paulista, 2.073), às 19h.

O autor explica que sua ideia não foi fazer um manual de ética para os jornalistas, listando o que é certo e o que é errado. No livro, originado da tese de doutorado que defendeu na Universidade de São Paulo em 2008, Caio Túlio pretende mostrar como tem se praticado o jornalismo. Ele sustenta que, apesar de todas as novidades nos meios de comunicação, o modo de fazer jornalismo não mudou.

Segundo o autor, uma “moral provisória” que atenda às circunstâncias faz parte da indústria da comunicação. Um exemplo é o uso de gravadores ou câmeras escondidas, mentindo ou omitindo informações, para investigar um assassinato ou crimes no mercado financeiro. Uma causa nobre a justificar atitudes que possam ser condenáveis.

"Jean-Paul Sartre dizia que, para conseguir administrar tantas namoradas, era obrigado a recorrer constantemente a um ‘código moral temporário’, que envolvia mentirinhas e meias verdades." Na capa do livro, é informado que a revelação do filósofo foi utilizada pelo autor para explicar como jornalistas usam argumentos semelhantes para justificar atitudes tidas como condenáveis . O exemplo é o uso de gravadores e câmeras escondidos para investigar um assassinato ou fraudes no mercado financeiro. "Vale mentir, ocultar e omitir porque a causa é nobre?". 

O jornalista afirma, ainda, em seu site, que os "veículos de comunicação cobram de pessoas ou de instituições aquilo que eles próprios não praticam". Ele cita como exemplo o nepotismo. No dia 24 de março, às 11h, Caio Túlio Costa vai participar do Ciclo Comunicar Educação, promovido pelo portal Nós da Comunicação (Clique aqui) . O jornalista será um dos participantes de um bate-papo sobre ética.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Zahar. Clique aqui para ler entrevista com o autor.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!