Crime organizado

MPF denuncia 116 por tráfico internacional de drogas

Autor

19 de março de 2009, 15h47

O Ministério Público Federal em São José do Rio Preto, no interior paulista, denunciou nesta quinta-feira (19/3) 115 pessoas sob acusação de crimes de tráfico internacional de entorpecentes e associação e financiamento para o tráfico internacional. Os acusados foram investigados na Operação Alfa, da Polícia Federal, em que foram realizados 17 flagrantes nos últimos meses, que resultaram na apreensão de 943 quilos de cocaína. Foi pedida a prisão preventiva dos 115 denunciados.

A droga, refere o MPF, era oriunda da Bolívia e distribuída sobretudo no interior do estado de São Paulo: São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, São Carlos e Araraquara. O esquema de narcotráfico se alastrava também para os estados da Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. O tráfico era promovido por quatro grandes quadrilhas, três delas internacionais. “A droga era internada por meio aéreo e terrestre e permanecia em fazendas no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás até serem distribuídas”, explica o MPF.

A PF e o MPF informam que em um dos flagrantes foram apreendidos 130 kg de cocaína misturados com óleo diesel no tanque de um caminhão, na região de Rio Preto. Em Uchôa (SP), próximo a Rio Preto, diz o MPF, “um sítio da propriedade de Joel Custódio, preso na Suíça por tráfico internacional de entorpecentes, era utilizado por sua irmã para o refino e preparo da droga e era lá que a decantação da cocaína e do óleo diesel era feita”.

Vários dos denunciados pelo MPF estão foragidos. A Polícia Federal já providenciou a inclusão do mais importante deles, Lourival Máximo da Fonseca, vulgo Tião, no quadro dos mais procurados pelo FBI, a polícia federal norte-americana. Foi solicitada a instauração de inquérito para a apuração dos crimes de lavagem de dinheiro proveniente das atividades ilícitas empreendidas pelo grupo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Procuradoria da República em São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!