Conta a declarar

MPF-SP denuncia doleiro por evasão de divisas

Autor

18 de março de 2009, 16h32

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou o doleiro Vivaldo Alves, conhecido por Birigui, por evasão de divisas no período de 1999 a 2002. Ele é acusado de não declarar contas no exterior à Receita Federal.

Segundo a procuradora Adriana Scordamaglia, não existe referência a uma conta em Nova York, nas declarações de IR apresentadas nos anos de 2000 até 2003. Vivaldo Alves é acusado de ter transferido mais de U$ 4 milhões para a conta.

De acordo com o MPF, depois da Operação Farol da Colina, da Polícia Federal, documentos apreendidos mostraram que Vivaldo Alves, sua mulher e filha eram titulares de uma conta intitulada “Ugly River”, no banco Safra National Bank of New York. Documentos enviados pelos EUA atestaram que a conta apresentava constante movimentação financeira.

Ainda segundo o MPF, a mulher do doleiro declarou que a conta era administrada exclusivamente pelo marido. O MPF disse que não denunciou a mulher, nem a filha de Birigui, devido à conclusão das investigações de que elas jamais administraram a conta.

De acordo com o MPF, gravações autorizadas pela Justiça Federal em 2005 mostraram que Paulo e Flávio Maluf planejavam coagir o doleiro para que ele não falasse nada no processo contra ambos. Na época, a Justiça Federal decretou a prisão dos dois a pedido do MPF. *Com informações da Assessoria de Imprensa do MPF em São Paulo.

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!