Milícia urbana

PF cumpre mandados de prisão contra policiais

Autor

17 de março de 2009, 11h06

Com a intenção de combater uma organização supostamente formada por “traficantes, vigilantes, assaltantes, detentos do sistema prisional e policiais civis e militares”, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (17/3) uma operação batizada como Êxodo-7. Ela é feita juntamente com a Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco.

A PF assegura que “liderada por um político de Olinda, em Pernambuco, e baseada no bairro de Rio Doce, esse grupo forma uma milícia urbana que controla o bairro, valendo-se, inclusive, do extermínio de criminosos rivais e desafetos”.

Estão sendo cumpridos 26 mandados de prisão preventiva, 28 mandados de busca e apreensão e seis mandados de condução coercitiva de testemunhas. Os mandados foram expedidos pela 3ª Vara Criminal de Olinda.

A operação foi iniciada há quatro meses e conta com um efetivo de 140 policiais federais, sete policiais civis e 14 policiais militares.

A PF afirma que os acusados cometeram crimes de quadrilha armada, tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas, tráfico de armas, concussão e corrupção ativa e passiva e homicídio qualificado. As penas variam de um a 30 anos de reclusão.

O nome da operação é uma alusão, diz a PF, “à passagem bíblica constante do Capítulo 7 do Livro de Êxodo, da Bíblia, que narra quando o Egito é assolado por uma praga em que as águas de seu principal rio, o Nilo (“Rio Doce”), são transformadas em sangue”. *Com informações da Assessoria de Imprensa da Polícia Federal

Tags:

Encontrou um erro? Avise nossa equipe!